Home > Comunicação > Notícias > CNM Qualifica em Belo Horizonte capacita gestores e servidores sobre Previdência Municipal

CNM Qualifica em Belo Horizonte capacita gestores e servidores sobre Previdência Municipal

Os principais aspectos do Regime Previdenciário nos municípios estimularam os debates durante mais uma edição do CNM Qualifica em Belo Horizonte, nesta terça-feira, 27 de agosto, no auditório do Crea-Minas. O encontro conta com o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM) e busca intensificar discussões sobre o funcionamento e gestão do Regime de Previdência, as inovações para a realização da avaliação atuarial pela Portaria 464 da Secretaria de Previdência e a possibilidade de equacionamento de déficit atuarial pelo aporte de ativos, bens e de direitos não financeiros.

O consultor da Confederação Nacional de Municípios, Mário Rattes, um dos palestrantes do seminário, destacou a questão da utilização dos recursos da previdência, tanto para pagamento de benefício quanto para a taxa de administração. “A ideia da CNM, ao trazer esse evento para as capitais, é que haja uma maior capacitação dos servidores e gestores dos municípios, para que eles entendam melhor como se dá a criação e a manutenção desses regimes próprios de previdência”, explicou.

Interessado em equilibrar as contas do sistema próprio de previdência, o prefeito de Boa Esperança, Hideraldo Henrique Silva, que também é 2º tesoureiro da AMM, participou do evento. “Estamos vivendo um momento de reforma da previdência a nível nacional e não seria diferente, para os municípios que tem previdência própria se qualificar e ter informações para que possamos melhorar nossos institutos e dar um respaldo e uma garantia maior para os nossos servidores municipais”.

Da mesma forma, o vereador de Tocantins, João Araujo de Andrade, quer levar o aprendizado para melhorar a condição de atendimento dos segurados do município.  “A AMM, em parceria com a CNM, tem sempre nos dado um grande suporte, e viemos buscar um conhecimento a mais sobre a previdência. No nosso caso, a previdência é fundo, e a gente percebe a grande dificuldade que enfrentamos para cumprir as obrigações patronais e também em relação aos aportes que precisamos fazer para os nossos fundos”, disse.

Sobre o CNM Qualifica 

São realizados seminários de capacitação para servidores e funcionários com vários temas de interesse das administrações municipais e oferecidos diversos cursos, os quais poderão ser realizados em qualquer estado do Brasil, com o apoio das Entidades Estaduais de Municípios.

Características do evento

  • Os seminários são gratuitos para Municípios filiados à CNM.
  • A promoção será da CNM com o apoio da Entidade Estadual.
  • Os técnicos e os profissionais que ministrarão os seminários possuem larga experiência nos temas propostos.