Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > CNM Qualifica apresenta temas da área de Assistência Social no 36° Congresso Mineiro de Municípios

CNM Qualifica apresenta temas da área de Assistência Social no 36° Congresso Mineiro de Municípios

Ao longo de toda a quarta-feira (15 de maio), a consultora da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Rosângela da Silva Ribeiro, falou sobre uma série de aspectos relativos às políticas públicas voltadas para a área de Assistência Social. Um grande e completo painel, o CNM Qualifica – Assistência Social, durante o 36° Congresso Mineiro de Municípios, no Estádio Mineirão, abordou questões sobre essa importante área, com esclarecimentos relevantes aos gestores municipais que participaram do evento.

Temas como Política nacional de Assistência Social, Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Competências Federativas, Níveis de gestão e proteção social, Serviços socioassistenciais, programas e equipes de referência, Instrumentos de planejamento no SUAS, Plano Municipal de Assistência Social e Plano de Ação foram abordados pela palestrante.

Segundo a consultora, Minas Gerais tem um diferencial, além do grande número de municípios, que é alta qualificação dos servidores que atuam na área de Assistência Social. “Não foi por acaso que dos quatro CNM Qualifica realizados em todo o Brasil, Minas é o quarto estado a sediar o nosso evento”, afirmou Rosaângela.

À tarde, a consultora da CNM falou sobre Instâncias de pactuação, Controle e participação social, Guarda documental, Constituição do financiamento do SUAS ao longo das décadas, Blocos de financiamento, Tipos de repasse na Assistência Social, Uso adequado segundo portarias, Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e Criação e regulamentação do FIA.

Para Rosângela, o principal objetivo do CNM Qualifica é reforçar o que é o SUAS e o verdadeiro trabalho do assistente social. “Hoje, 15 de maio, comemoramos o Dia do Assistente Social e ficamos felizes que a área esteja crescendo e sendo reconhecida pelos gestores municipais”, concluiu.

O 36° Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), acontece nesta terça e quarta-feira, dias 14 e 15 de maio, no Estádio Mineirão. O tema deste ano é: “Novos governos. Perspectivas, Desafios e Compromisso com os Municípios.”

Mais informações no portal da AMM (aqui). Confira a cobertura fotográfica aqui.