“Censo 2020: o que seu município precisa muito saber”. Esse foi o tema do curso oferecido pelo CNM Qualifica do dia 9 de dezembro, na sede da AMM, em Belo Horizonte. A capacitação foi promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM).
Ao longo de todo o dia, os presentes tiveram acesso a informações sobre a forma de trabalho do IBGE para compor o Censo 2020. De acordo com David Montero Dias, assessor da presidência da Coordenação Operacional dos Censos, do IBGE, o Censo é a única operação em nível municipal que retrata as especificidades da população do território brasileiro. “Além disso, a gente oferece também a capacitação no padrão de registro de endereços, utilizado para ter seu cadastro para fins estatísticos; sobre o qual a gente sugere que a prefeitura também adote para intercambiar endereços e ter uma relação de fortalecimento dessas bases de informação a um custo muito baixo”, salienta o assessor e professor responsável pela capacitação.
A coordenadora estadual das Reuniões de Acompanhamento e Planejamento do Censo, do IBGE, Nayla Fernanda Andrade Lopes, afirmou que o evento foi importante para mostrar as potencialidades do instituto. “Pudemos apresentar um pouco das informações que o IBGE tem à disposição dos municípios e da sociedade, como um todo, para que os dados sejam usados por quem está na ponta.”
De acordo com a chefe de administração do município de Frei Lagonegro, Otacília da Silva Rocha, a capacitação foi importante, sobretudo para os municípios pequenos. “Estamos com essa possibilidade de ter nossos municípios dizimados, por causa do número de habitantes, por ter menos de cinco mil. O curso esclareceu muito sobre a forma de a prefeitura contribuir com o conhecimento do território para ter um resultado mais fiel à realidade.”
Saiba mais sobre o CNM Qualifica aqui: http://cnmqualifica.cnm.org.br/