Home > CQGP > CNM Qualifica aborda Censo 2020 em curso promovido na sede da AMM em Belo Horizonte

CNM Qualifica aborda Censo 2020 em curso promovido na sede da AMM em Belo Horizonte

“Censo 2020: o que seu município precisa muito saber”. Esse foi o tema do curso oferecido pelo CNM Qualifica do dia 9 de dezembro, na sede da AMM, em Belo Horizonte. A capacitação foi promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM).

Ao longo de todo o dia, os presentes tiveram acesso a informações sobre a forma de trabalho do IBGE para compor o Censo 2020. De acordo com David Montero Dias, assessor da presidência da Coordenação Operacional dos Censos, do IBGE, o Censo é a única operação em nível municipal que retrata as especificidades da população do território brasileiro. “Além disso, a gente oferece também a capacitação no padrão de registro de endereços, utilizado para ter seu cadastro para fins estatísticos; sobre o qual a gente sugere que a prefeitura também adote para intercambiar endereços e ter uma relação de fortalecimento dessas bases de informação a um custo muito baixo”, salienta o assessor e professor responsável pela capacitação.

A coordenadora estadual das Reuniões de Acompanhamento e Planejamento do Censo, do IBGE, Nayla Fernanda Andrade Lopes, afirmou que o evento foi importante para mostrar as potencialidades do instituto. “Pudemos apresentar um pouco das informações que o IBGE tem à disposição dos municípios e da sociedade, como um todo, para que os dados sejam usados por quem está na ponta.”

De acordo com a chefe de administração do município de Frei Lagonegro, Otacília da Silva Rocha, a capacitação foi importante, sobretudo para os municípios pequenos. “Estamos com essa possibilidade de ter nossos municípios dizimados, por causa do número de habitantes, por ter menos de cinco mil. O curso esclareceu muito sobre a forma de a prefeitura contribuir com o conhecimento do território para ter um resultado mais fiel à realidade.”

Saiba mais sobre o CNM Qualifica aqui: http://cnmqualifica.cnm.org.br/