Home > Comunicação > Notícias > Chuvas em Minas Gerais: Parceria entre AMM e Defesa Civil capacita servidores públicos dos municípios

Chuvas em Minas Gerais: Parceria entre AMM e Defesa Civil capacita servidores públicos dos municípios

O segundo dia da capacitação promovida pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Defesa Civil (estadual e federal), nesta quarta-feira (29), reuniu mais de 150 servidores públicos mineiros na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Os representantes dos municípios afetados pelas chuvas participam de um treinamento prático no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), até a próxima quinta-feira (30), com o objetivo de pleitear recursos para a reconstrução dos municípios.

No curso, há participantes de municípios das diferentes regiões do Estado. A servidora da Defesa Civil de Ipanema Vânia Alves Rodrigues conta que a zona rural do município foi severamente afetada e o curso está auxiliando a equipe da prefeitura a entender como funciona o sistema. Para o coordenador da área de infraestrutura da Secretaria de Obras de Contagem, Dante Luiz, a capacitação está auxiliando os servidores a trabalhar com o sistema para facilitar a análise do Ministério do Desenvolvimento Regional e o consequente auxílio aos municípios.

Já são 101 municípios em situação de emergência no Estado por causa dos estragos causados pelas chuvas, conforme decreto publicado no Diário Oficial do governo estadual no dia 27 de janeiro. A medida vale por 180 dias e possibilita ações mais céleres para a recuperação dos estragos e auxílio à população.

Apoio da CNM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia a iniciativa da AMM ao se unir à Defesa Civil para capacitar os servidores públicos mineiros. Na tarde desta quarta-feira, o consultor da Confederação e ex-presidente da AMM, Ângelo Roncali, esteve presente no curso, quando colocou a entidade à disposição dos municípios. “Em nome do presidente da CNM, Glademir Aroldi, parabenizo a Associação, o Julvan, presidente da AMM e vice da CNM, por essa atuação; essa iniciativa conjunta com a Defesa Civil. O presidente Aroldi participou há pouco de uma reunião, em Brasília, com o
coronel Alexandre Lucas, Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil. Todos unindo forças para ajudar os municípios de Minas e do Brasil.”

Confira a cobertura completa do curso de hoje no vídeo da AMMTV (clicando aqui).

Guia

Para auxiliar os municípios afetados, o TCEMG também criou um guia básico com orientações sobre como agir em situações de emergência e estado de calamidade pública. Saiba mais aqui. 

Doações

As pessoas interessadas em fazer doações aos municípios afetados podem entregar os produtos (higiene, colchões, travesseiros, lençóis, água mineral, alimentos não-perecíveis e roupas) no Servas (na avenida Cristóvão Colombo, 683, Funcionários, em Belo Horizonte); no Batalhão da Polícia Militar na avenida Amazonas, 6.455, Gameleira, em Belo Horizonte; e nos demais batalhões do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar em MG (veja os endereços aqui).