Home > Comunicação > Notícias > Chamada pública seleciona projetos para execução do “Programa Estação juventude”

Chamada pública seleciona projetos para execução do “Programa Estação juventude”

Os gestores públicos interessados em participar da chamada pública para o “Programa Estação Juventude” (código: 2010120170016) devem enviar os planos de trabalho no período de 4 de agosto a 2 de setembro pelo sistema do Sincov.

O “Programa Estação Juventude” pode ser traduzido como um conjunto de ações estratégicas para fazer chegar ao jovem, de 15 a 29 anos, sobretudo àqueles que vivem em áreas vulnerabilizadas, políticas e programas que garantam seus direitos e os auxiliem na sua emancipação, participação social e autonomia, levando em consideração a história, a cultura e as potencialidades de cada território, assim como os distintos grupos que o habitam.

Este programa foi desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude levando em consideração experiências e demandas, e tem como objetivo a constituição de espaços de juventude nos territórios que façam chegar aos jovens o avanço das políticas e programas de juventude e ensejem a execução de novas e ampliadas ações para o cumprimento dos seus direitos.

A “Estação Juventude” é, nesse sentido, a implantação de um atendimento voltado especificamente para o jovem por meio da parceria com governos estaduais e municipais, devendo ser instalada em equipamento público de acesso livre, onde os jovens encontrarão um ambiente acolhedor e atividades que propiciem sociabilidade, atividades culturais e troca de informações, além de uma série de serviços e apoio para a estruturação/reestruturação de suas trajetórias de inclusão, autonomia e participação.

A ideia é a de que a “Estação Juventude” funcione como um lugar em que jovens de distintos pertencimentos (ou seja, não é restrito a estudantes, a jovens trabalhadores ou a jovens de um determinado programa social) possam se alimentar de informações, vivências significativas e referências para poder trilhar novos e mais amplos caminhos. A Estação visa essencialmente conectar trilhas, oferecendo mapas de orientação para a vida e o aproveitamento de outros espaços do território.

Mais informações com o assessor do departamento de Captação de Recursos da AMM, Ramon Diniz, pelo telefone (31) 3916-9193.

Publicado em 27 de julho de 2017.