Home > CQGP > Cerimonial público e protocolo foi pauta de curso do CQGP da AMM nos dias 10 e 11 de julho

Cerimonial público e protocolo foi pauta de curso do CQGP da AMM nos dias 10 e 11 de julho

Conforme o artigo 1º do decreto Nº 70.274, de 9 de março de 1972, são aprovadas as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência para solenidades oficiais na Capital da República, nos estados, nos territórios federais e nas missões diplomáticas do Brasil. Para elucidar o tema, o Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), da Associação Mineira de Municípios (AMM), promoveu o curso “Cerimonial público e protocolo”, nos dias 10 e 11 de julho, na sede da entidade em Belo Horizonte. 

A professora do curso e responsável pelo cerimonial da AMM, Aparecida Canhestro, conta que esse foi o terceiro curso de “Cerimonial público e protocolo” oferecido pela entidade, quando reuniu participantes de municípios das diferentes regiões mineiras. “Com realidades distintas, mas buscando o mesmo objetivo. Aprimorar seus eventos, e receber seus convidados com as prerrogativas e o respeito a que tem direito pelo cargo e a função que ocupam”, explica. 

Na abordagem, de modo geral, “a gente busca o dia a dia da gestão municipal, as maiores dificuldades. O decreto é muito antigo e o cerimonial é muito complexo. O conteúdo do curso aborda as leis e normas que regem o Decreto, não deixando de possibilitar a “quebra do protocolo”, com bom senso, sempre que necessário, para evitar constrangimentos e eventuais insatisfações. Saber como executar o Hino Nacional, onde posicionar corretamente as bandeiras, entre outros detalhes, também é muito importante, uma vez que existe a lei 5.700 que dispõe sobre a forma e apresentação dos Símbolos Nacionais”. 

Nas avaliações do curso, a maioria absoluta dos alunos aprovou a estrutura da AMM, a abordagem utilizada pela professora e as atividades práticas. Para Francisco Costa, servidor público da prefeitura de Itapecerica, o curso será válido para aliar a teoria à prática. “Muito bom; agradeço pela oportunidade e aproveito para sugerir a todas as pessoas das prefeituras porque agrega muito às cerimônias feitas nas cidades. Aprendemos sobre as posições na mesa, trajes, precedência, ordem de bandeiras, tudo o que precisa para uma cerimônia”, reforça.  

Saiba mais sobre os cursos do CQGP da AMM aqui.