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Central de atendimento do FNS volta a operar pelo 0800 644 8001

O atendimento está sendo feito por meio do telefone 0800 644 8001, de segunda a sexta, das 8h às 18h

Depois de um ano desativada, a central de atendimento do Fundo Nacional de Saúde (FNS) voltou a operar. O atendimento está sendo feito por meio do telefone 0800 644 8001, de segunda a sexta, das 8h às 18h. Por esse canal de atendimento o usuário obtém informações sobre repasses, propostas, convênios e sistemas do Fundo Nacional de Saúde.

Ao utilizar esse canal, o usuário deve identificar-se, informando o nome, telefone e e-mail de contato. Para obter informações sobre repasses, deve informar ao operador o estado, o município, e o programa ou ação objeto do repasse.

Além das respostas aos questionamentos relacionados a recursos para ações e serviços de saúde, o usuário recebe também orientações sobre como obter informações diretamente no portal FNS. Se for identificada a necessidade de consulta às áreas internas do FNS, o solicitante receberá as informações por e-mail.

Finalizado o atendimento, o usuário receberá, no e-mail cadastrado, um número de protocolo. Esse número deverá ser informado sempre que houver necessidade de informações complementares referentes àquele atendimento.

Consulta de Repasses para o SUS

No portal FNS estão disponíveis consultas de repasses de recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o portal FNS é uma importante fonte de consulta para fundos estaduais e municipais de saúde, instituições públicas e privadas, entidades sem fins lucrativos, órgãos de controle, prestadores de serviço, gestores, técnicos e diversos profissionais da área de saúde.

De fácil acesso, as informações estão disponíveis na página inicial, no menu superior do portal FNS. Ali podem ser consultados os repasses diários feitos pelo Fundo Nacional de Saúde e informações detalhadas sobre transferências fundo a fundo ou referentes a convênios, TED e Termos de Cooperação.

O portal FNS também oferece acesso a sistemas como Ambiente Parlamentar, Gerenciamento de Objetos e Propostas e Pesquisa de Equipamentos e Materiais Permanentes Financiáveis para o SUS (Sigem).

Canais de atendimento

Além do atendimento telefônico por meio do 0800 644 8001, o FNS oferece também opções nas modalidades web e presencial.

O atendimento web é feito por meio do preenchimento de um formulário no portal FNS. No campo destinado à mensagem, é necessário descrever detalhadamente o problema ou a dúvida. Para erros nos sistemas do FNS é preciso anexar a imagem do erro do sistema (print da tela) no último campo do formulário. Para informações de propostas e convênios, deve ser informado o nome do parlamentar, o número da emenda, o CNPJ da instituição beneficiada e, se já houver, o número da proposta ou processo. Essas informações são imprescindíveis para agilizar o atendimento.

O atendimento presencial é feito nas instalações do FNS, em Brasília, de segunda a sexta, das 9h às 17h, e pode ser agendado por meio do mesmo formulário utilizado no atendimento web. As recomendações de preenchimento do formulário para atendimento web são as mesmas para as solicitações de agendamento de atendimento presencial.

Fonte: Fundo Nacional de Saúde.

Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.

Publicado em 17 de setembro de 2018.