Home > Comunicação > Notícias > Censo Suas 2020: manual orienta gestores sobre senhas e perfis

Censo Suas 2020: manual orienta gestores sobre senhas e perfis

Gestores municipais e técnicos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) devem estar atentos ao preenchimento do Censo Suas, que se inicia a partir da próxima segunda-feira, 14 de setembro. Além das novidades nos questionários, com inserção dos postos de Cadastro Único, há mudanças no acesso ao sistema.

Mecanismo de planejamento e monitoramento da política de Assistência Social, o Censo permite acompanhar as unidades gestoras e realizar o controle social do Suas, bem como dos equipamentos de atendimento à população. Neste ano, mesmo os Municípios que já têm a senha de acesso no Sistema de Autenticação e Autorização-(SAA) terão que realizar novo cadastro em ferramenta intitulada de SSO, instrumento que unifica os sistemas do governo federal.

Para orientá-los, o Ministério da Cidadania divulgou manuais, os questionários e informações gerais na página sistema de preenchimento do Censo Suas 2020.

Os profissionais que ainda não possuem o cadastro terão, primeiramente, que acessar o site do SSO, onde aparecerá “Crie a sua conta gov.br”, que garante a identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais do governo federal. Em seguida, entre as várias opções, é preciso escolher “Número do CPF”, pelo qual o usuário fará o preenchimento correto das informações solicitadas até efetivar o cadastro da senha.

Com o cadastro, é só ir diretamente à página inicial do Censo Suas e iniciar preenchimento. Apesar dos novos perfis de acesso, todos os antigos estarão em vigor. Confira, de acordo com o questionário:

 

Perfil Observações de acesso
Cadsuas.município Perfil mais amplo. O indicado é que ele seja do gestor titular e adjunto no SAA (geralmente, o gestor da Assistência Social) e as equipes de Vigilância Socioassistencial e Rede Suas dos Municípios, uma vez que ele acessa outros sistemas.
rma.município Perfil mais amplo. O indicado é que ele seja do gestor titular e adjunto no SAA (geralmente, o gestor da Assistência Social) e as equipes de Vigilância Socioassistencial e Rede Suas dos Municípios, uma vez que ele acessa o Censo Suas e o RMA.
rma.cras O CPF tem que estar no RH do Cras no CadSuas

 

A CNM chama atenção dos gestores municipais para a realização do novo cadastro, uma vez que o mesmo direcionará para o preenchimento e envio das informações do Censo Suas. Vale destacar que o descumprimento dessa medida pode acarretar em penalidades para os Entes, como a interrupção do repasse dos recursos federais, impactando na continuidade da execução dos serviços socioassistenciais no Município.

Confira o manual Orientações sobre senhas e perfis de Acesso ao Censo SUAS 2020

Para preenchimento do cadastro o acesso está disponível no site: https://sso.acesso.gov.br/login

Fonte: CNM