Home > Comunicação > Notícias > Cataguases recebe segunda edição do projeto “Ação Municipalista”

Cataguases recebe segunda edição do projeto “Ação Municipalista”

Prefeitos de 35 municípios da região da Zona da Mata se reuniram nesta sexta-feira (23 de fevereiro), em Cataguases, para a segunda edição da série de encontros Ação Municipalista. O projeto é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM), e tem como objetivo aproximar os gestores locais da pauta prioritária e de questões importantes do movimento municipalista.

O anfitrião do evento, o prefeito de Cataguases, William Lobo, agradeceu o apoio da CNM e da AMM ao levarem o encontro para a cidade. “Agradeço a vocês por terem dado esse apoio aos representantes dos municípios que estiveram presentes aqui. No passado, achava-se que grandes discussões deveriam acontecer apenas nas capitais. Agora, o interior não é mais esquecido, pelo contrário, as grandes discussões estão aqui também”, reforçou o prefeito.

Na avaliação do prefeito de Muriaé, Ioannis Konstantinos Grammatikopoulos (Grego), diretor da AMM Região Zona da Mata, os encontros regionais são importantes para fortalecer a pauta municipalista. “Nós temos a Confederação como um instrumento e, acima de tudo, representante legal das nossas pautas, das nossas demandas. Sempre que tivermos esses eventos, aqui na região, estarei presente, porque apenas estando juntos, seremos fortes e faremos nossas vozes serem ouvidas pelas pessoas que precisam nos ouvir e atender”, enfatizou.

“Estas reuniões não estão sendo em busca de melhorias, mas dos direitos dos municípios. É um absurdo o que está precisando acontecer no Estado e é isso que a gente precisa mudar. Eu acho que a união de associações como a AMERF, a AMM e a CNM deveria ser em busca de melhorias. E, hoje, infelizmente, estamos buscando só os nossos direitos. Então, o que precisa mudar em nosso Estado e no Brasil é cada um cumprir a sua obrigação como gestor, e esquecer, pelo menos por enquanto, o lado político”, afirmou o prefeito de São Sebastião da Vargem Alegre, Claudiomir Vieira, também diretor da AMM Região Zona da Mata e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba (AMERP).

Para o prefeito Claudiomir Vieira a troca de informações é extremamente importante para os gestores públicos. “A gente chega a um evento como esse, encontra o William Lobo, de Cataguases, com 80 mil habitantes, que tem uma realidade diferente da nossa, de São Sebastião da Vargem Alegre, com três mil; a gente encontra o Grego, de Muriaé, com 120 mil habitantes; então, essa união é importante para a troca de experiências.”

O evento foi enriquecedor, até mesmo, para pessoas que não trabalham na área pública, como aconteceu com João Francisco dos Santos. “A gente percebe uma evolução histórica de todos os prefeitos, a preocupação, independentemente de partidos políticos, com suas bandeiras políticas, quando têm que atender os cidadãos dos municípios que representam. A gente vê as dificuldades, os entraves que as questões ideológicas acabam colocando à frente dos prefeitos. E o movimento municipalista, hoje, representando pela CNM e pela AMM no evento, tem importância grande, pois nivela todo mundo, independentemente das suas bandeiras políticas”, salientou.

O auditor interno da AMM, Rodrigo Lázaro, também um dos responsáveis pelo processo de afiliação e do Diário On-line da Associação, representou a entidade no evento. O colaborador enfatizou a importância dos municípios serem afiliados à associação, podendo, também, ter como ferramenta de gestão o diário oficial dos municípios.

Acompanhe, também, as coberturas dos eventos em Ritápolis (clique aqui) e Teófilo Otoni (clique aqui).

Publicado em 23 de fevereiro de 2018.