Home > Comunicação > Notícias > Cartilha do Gestor auxilia no preenchimento do Censo Escolar

Cartilha do Gestor auxilia no preenchimento do Censo Escolar

Até o dia 31 de julho de 2017, todas as escolas de educação básica do País deverão ter concluído o preenchimento do Censo Escolar por meio do Sistema Educacional Informatizado (Educacenso). Para facilitar o envio dos dados, foi elaborada a “Cartilha do Gestor Escolar Municipal”, que apresenta as principais informações referentes ao papel dos gestores no acompanhamento e preenchimento do Censo Escola da Educação Básica.

O Censo Escolar é um levantamento estatístico educacional sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da educação básica e da educação profissional. As informações devem ser preenchidas de forma adequada e fidedigna, pois servirá subsídio para o planejamento e definição das políticas públicas educacionais e repasses de recursos do Governo Federal, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação.

De acordo com a assessora da AMM Angélica Ferreti, que faz parte da Comissão do Censo Escolar pelo ConsFun0064eb/MG, “a cartilha ressalta a importância do registro para o não prejuízo nos repasses dos programas educacionais. Alertamentos que estamos em ano do SAEB e o INEP utiliza os dados do Censo Escolar 2017 para a impressão das provas.

A responsável pelo departamento de Educação da AMM, e atual presidente do ConsFundebMG, Alessandra Marx, ressalta que o preenchimento do Censo Escolar é uma das atribuições dos Conselhos Municipais do Fundeb. “ Por isto a importância do município  estar sempre com o Conselho em dia e vigente, para que seja feito um trabalho de parceria entre os Conselheiros e as escolas municipais, em prol da Educação municipal”, diz.

Confira aqui a Cartilha do Gestor Escolar Municipal.

Mais informações com a assessora do departamento de Educação da AMM, Alessandra Marx, pelo telefone (31) 3916-9199, e com Angélica Ferreti, da Comissão do Censo Escolar pelo Conselho do Fundeb, pelo telefone (31) 2125-2430.

Publicado em 11 de julho de 2017.