Home > Comunicação > Notícias > Candidaturas Femininas será o tema do seminário online “Antes do Voto” na próxima segunda (27)

Candidaturas Femininas será o tema do seminário online “Antes do Voto” na próxima segunda (27)

A ampliação da representatividade feminina na política é um desafio que vai além de recursos para candidaturas e cotas partidárias. Pensando nisso, o tema da quarta edição online do seminário ANTES DO VOTO, projeto da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais (EJEMG), do TREMG, em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), será “Candidaturas Femininas”. A live acontece na próxima segunda (27), às 10h, nos canais da AMMTV (aqui) e do Facebook da AMM (aqui),  e também pelo canal do TRE-MG (aqui).

Com caráter informativo, a cada edição o projeto trata de temas eleitorais de interesse de diversos atores do processo eleitoral, como candidatos(as), dirigentes partidários, advogados(as), contadores(as), jornalistas, policiais militares e políticos(as), de maneira geral. O objetivo é capacitar esses atores para que participem, de forma segura e preparada, do processo eleitoral municipal de 2020.

O presidente da AMM, 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, destaca a importância da parceria com o TRE-MG e do seminário Antes do Voto. “Começamos a interiorizar os eventos de forma presencial no início do ano, mas com a pandemia foi necessário modificar os moldes do Antes do Voto. Como este tipo de discussão é muito rica e válida para todos os agentes envolvidos nas eleições municipais que acontecerão neste ano, e de forma virtual, fico grato por conseguirmos atingir o estado inteiro com esses importantes debates”, disse.

Para falar sobre o tema Candidaturas Femininas, o seminário contará com a presença de Maria Cláudia Bucchianeri, advogada; Júlia Barcelos, Assessora de Ministro do TSE; elas serão mediadas pela coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul, Débora do Carmo Vicente.

Transmitido por meio de plataforma virtual, o evento faz parte das edições do Projeto ANTES DO VOTO, com eventos totalmente online, respeitando as orientações para este período de isolamento social. As palestras acontecem de 6 de julho a 31 de agosto.

Antes do Voto

Lançado em novembro de 2015 e executado pela primeira vez em 2016, o seminário sempre ocorreu em anos eleitorais, exclusivamente em Belo Horizonte. A parceria estabelecida com a AMM viabilizou a interiorização do projeto neste ano de eleições municipais. No primeiro semestre, o projeto capacitou gestores, servidores públicos e demais interessados nos municípios de Uberaba, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre.

Conheça o perfil das participantes da live sobre Candidaturas Femininas: 

Maria Cláudia Bucchianeri – Advogada. Mestre em Direito e Estado pela Universidade de São Paulo. Professora de Pós-Graduação em Direito Constitucional e em Direito Eleitoral. Presidente do Instituto de Direito Eleitoral do Distrito Federal. Membro Consultora da Comissão Nacional de Assuntos Constitucionais e da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Membro da Comissão de Direito Eleitoral do Instituto dos Advogados do Brasil – IAB. Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral – IBRADE. Ex-Assessora dos Ministros Celso de Mello e Ayres Britto no Supremo Tribunal Federal. Ex-Assessora da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral.

Julia Barcelos – Mestre em Direito Político pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Direito Constitucional pelo Instituto para o Desenvolvimento Democrático (IDDE) em parceria com o Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos, sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e com a Faculdade Arnaldo. Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Assessora de Ministro do TSE. Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Co-fundadora e Diretora Tesoureira da Associação Visibilidade Feminina.

Débora do Carmo Vicente – Coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul; Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015-2017), Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil, Instituto de Desenvolvimento Cultural – IDC (2007) e em Direito Público, pela Universidade Anhanguera – UNIDERP (2009). Graduada em Direito – Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS (2005).  Voluntária na ONG Saúde Criança, unidade Porto Alegre -RS, trabalha na promoção e conscientização sobre os direitos das mulheres. Membro do Mais Mulheres no Direito.