Home > ÁREAS TÉCNICAS > Saúde > Notícias - Saúde > Campanha Outubro Rosa

Facilitar o tratamento com base no diagnóstico precoce da doença, aumentando a possibilidade de cura da mulher. Esse é o objetivo da campanha “Outubro “Rosa”, desenvolvida em todos os municípios brasileiros com o objetivo de incentivar as mulheres a fazer o exame de mamografia para identificar lesões na fase inicial da doença.

Conforme informações do relatório produzido pelo Ministério da Saúde, o câncer de mama é um dos desafios no cenário atual de envelhecimento populacional e enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no País, excetuando-se os tumores de pele não melanoma, e também o que mais mata.

No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2019 são de 59.700 casos novos, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres, excetuando-se o de pele não melanoma. Em 2016, ocorreram 16.069 mortes de mulheres por câncer de mama no País. Apesar de as estimativas de sobrevida em cinco anos mostrar tendência de aumento em países desenvolvidos, ainda se observa grande disparidade global.

Faça o download aqui