Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo começa nesta segunda-feira (10 de fevereiro)

Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo começa nesta segunda-feira (10 de fevereiro)

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), sob recomendação do Ministério da Saúde, promove, a partir do dia 10 de fevereiro, a Primeira Etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, que segue até o dia 13 de março. O dia D de Mobilização Nacional será 15 de fevereiro.

Essa primeira etapa da campanha tem como público-prioritário crianças e jovens entre 5 e 19 anos, que não foram vacinados ou que tenham o esquema de vacinação incompleto, respeitadas as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, a partir da avaliação da caderneta de vacina deste público.

As crianças e jovens que já tenham tomado duas doses da vacina tríplice viral e que estejam devidamente registradas no cartão, não precisam se vacinar. O atual esquema de vacinação para que a pessoa seja considerada imunizada contra o sarampo são duas doses da vacina para indivíduos entre 12 meses a 29 anos de idade e uma dose da vacina para pessoas de 30 a 49 anos.

Atualmente, o Estado apresenta as coberturas vacinais acumuladas de sarampo na faixa etária 5 a 19 anos com uma e duas doses. Os dados foram atualizados no dia 27 de janeiro de 2020 e dizem respeito aos anos de 1997 a 2020. A cobertura vacinal será atualizada somente após a campanha.

Campanha publicitária da SES-MG

Para subsidiar a divulgação, a SES-MG elaborou campanha publicitária, em que serão distribuídos 30 mil cartazes para estabelecimentos, empresas, escolas e parceiros, de forma geral, de mobilização social. Além disso, serão veiculados spots nas rádios de Belo Horizonte e no interior do Estado, bem como Vts para o Youtube. Posts nas redes sociais da secretaria e do Governo de Minas também serão propagados com a intenção de divulgar a importância da vacinação.

A segunda etapa da campanha será de 3 a 31 de agosto, tendo como público-prioritário pessoas de 30 a 59 anos, que não tenham comprovação vacinal de ao menos uma dose da vacina tríplice viral, conforme estipulado no Calendário Básico de Vacinação. O dia D de mobilização social será 22 de agosto de 2020.

A realização desta campanha, bem como a adesão do público-prioritário é imprescindível para garantir a proteção da população contra o sarampo e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no País.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação. A única forma de prevenção é a vacina fornecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Brasil registrou, entre fevereiro de 2018 e dezembro de 2019, mais de 28 mil casos da doença, que até então havia sido erradica no País. Em Minas Gerais, em 2019, foram confirmados 136 casos.

Mais informações sobre a doença no www.saude.mg.gov.br/sarampo e sobre a campanha com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde. Foto: Marcus Ferreira.