Home > Comunicação > Notícias > Campanha Maio Laranja lembra o combate ao abuso de crianças e adolescentes

Campanha Maio Laranja lembra o combate ao abuso de crianças e adolescentes

O objetivo da campanha é levar informações à população e, principalmente, aos profissionais do Sistema de Garantia de Direitos (SGD)

Em 18 de maio é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, marcado pela campanha Maio Laranja. Para trabalhar o tema “O combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes”, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) está desenvolvendo uma campanha de conscientização. Com cartilha, cards e vídeo informativos, a iniciativa reforça as atividades do Maio Laranja.

O objetivo da campanha é levar informações à população e, principalmente, aos profissionais do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), que atuam de maneira mais direta com o público infanto-juvenil. A ideia é que esses atores conheçam a realidade atual de crianças e adolescentes que sofrem violência e outras violações de direitos, para que o atendimento a esse público seja cada vez mais eficaz.

A cor laranja foi escolhida para essa ação por fazer referência à coloração da gérbera, uma flor comum no Brasil e que representa a fragilidade e vulnerabilidade.

Produtos 

O vídeo informativo da campanha revela que 52% dos casos de exploração, violência ou abuso sexual ocorrem dentro da casa da vítima, e que apenas um em cada 10 casos é notificado às autoridades.

No material, também é destacado o Disque 100, canal de denúncias de violações a direitos humanos do MMFDH. Além do telefone, as denuncias podem ser feitas pelo WhatsApp, pelo Telegram ou pelo aplicativo para celular “Direitos Humanos Brasil”.

Outra ação da campanha é a divulgação de cards com informações sobre o tema. O objetivo é orientar a população sobre as diferenças entre abuso e exploração sexual, trazer dicas de como identificar a violência e incentivar que situações como essas sejam denunciadas.

Faça o download 

Cartilha

Além da campanha na internet, o MMFDH também atualizou uma cartilha com dados atualizados a respeito do abuso sexual de menores. O documento está sendo enviado a gestores do SGD e está disponível no site do ministério.

Clique aqui para saber mais e acessar a cartilha do Maio Laranja 2021.   

As peças da campanha serão publicadas durante todo o mês nas redes sociais do MMFDH (@mdhbrasil). 

Mais informações pelo gab.sndca@mdh.gov.br e com a assessora do departamento de Assistência Social da AMM, Jéssica Araújo, pelo telefone (31) 2125-2404.