Home > Comunicação > Notícias > Café com Política: Julvan Lacerda critica reforma do IR, comemora acordo da Saúde e reforça autonomia dos municípios

Café com Política: Julvan Lacerda critica reforma do IR, comemora acordo da Saúde e reforça autonomia dos municípios

Em entrevista ao vivo ao Café com Política, quadro do jornal Super N da Rádio Super, na manhã desta terça-feira (28/9), o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, comentou a reforma do Imposto de Renda e fez críticas às alterações. Segundo ele, é fácil falar de reformas não estruturantes, que são apenas emendas. “A necessidade real é uma grande reforma tributária”. Para Julvan Lacerda, o Brasil cobra muito e distribui mal os impostos, bancando lucros e privilégios. Ele classificou como remendo a mudança no imposto de renda e fez uma comparação com pessoas que dão bom dia usando o chapéu alheio, tirando dinheiro dos municípios.

O presidente da AMM também falou sobre o acordo da Saúde feito com o governo de Minas e os municípios e afirmou que as cidades precisaram tirar dinheiro de outras áreas. Os problemas nos repasses, segundo ele, se arrastam para além da gestão do ex-governador Fernando Pimentel. Na opinião de Julvan, o dinheiro vai ser utilizado para melhorar a vida das pessoas. As parcelas são pequenas e em longo prazo, mas o compromisso em não atrasar esses repasses, por parte do governo de Minas, já representa uma melhora aos municípios na ordem de R $1 bilhão ao ano de recursos injetados nas contas das cidades.

Julvan também afirmou que o diálogo que tem havido com o Senado para uma maior autonomia dos municípios tem sido muito profícuo e que esse é o grande sonho de quem defende a bandeira municipalista no Brasil. Segundo ele, os serviços são prestados nas cidades e o dinheiro fica em Brasília. Destacou o trabalho de Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, que vem tentando estreitar o relacionamento dos municipalistas com o Congresso Nacional.

O quadro Café com Política, do programa de rádio “Super N” é apresentado pelos jornalistas Rodrigo Freitas e Adriana Ferreira, com as principais notícias de economia, política e tudo o que acontece de mais importante em Minas, no Brasil e no mundo, de segunda a sábado, de 7h às 9h.

Veja a íntegra da entrevista aqui: