Home > Coronavírus > Boletim da gripe registra mais de 25 mil casos de pessoas infectadas em Minas Gerais

Boletim da gripe registra mais de 25 mil casos de pessoas infectadas em Minas Gerais

Ministério da Saúde recomendou aos estados e municípios estenderem a vacinação contra gripe à população em geral

Conforme o último boletim da gripe, até o momento, foram notificados 25.244 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG hospitalizado) em Minas Gerais. Do total de casos notificados com amostras já processadas, 116 foram de SRAG por Influenza. Desses casos, 16 evoluíram para óbito.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. O vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. A única forma de evitar a doença é por meio da vacina.

Vacinação 2020

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe alcançou 88,8% do público-alvo, da meta de 90%. A vacina protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença e óbitos. Ela não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

Desde o dia 1º de julho, o Ministério da Saúde recomendou aos estados e municípios estenderem a vacinação à população em geral, de todas as idades, até quando durarem os estoques da vacina.

Confira o boletim da gripe e saiba mais sobre a doença aqui.