Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Autoridades e especialistas debatem em Capitólio (MG) o fortalecimento do turismo sustentável nos municípios

Autoridades e especialistas debatem em Capitólio (MG) o fortalecimento do turismo sustentável nos municípios

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, e o presidente da CNM, Glademir Aroldi, recebem entre os dias 11 e 13 de julho, em Capitólio (MG), ministros, deputados, senadores e especialistas de instituições ligadas ao Turismo para debater os rumos das atividades turísticas nas cidades brasileiras.

Mais de 450 participantes já confirmaram presença no Seminário de Governança para o Turismo. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas gratuitamente no hotsite do evento.

Autoridades de todos os entes federativos e especialistas renomados de entidades ligadas ao Turismo irão aprofundar, ao longo do encontro, sobre os desafios para o desenvolvimento sustentável nos municípios.

A AMM é apoiadora do evento, que vai receber presidentes e representantes da OCBPM, do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Caixa Econômica Federal, da Secretaria de Turismo estadual além de deputados, senadores, prefeitos e outros municipalistas.

O presidente Julvan Lacerda reforça o convite já feito aos prefeitos mineiros e gestores da área para participar do Seminário e destaca a relevância dos assuntos a serem apresentados. “Esse grande seminário da CNM em Capitólio, com o apoio da AMM, é reflexo dessa força mineira no cenário nacional. Será um rico debate em torno dos desafios para o desenvolvimento sustentável dos municípios, além de ser uma oportunidade de destacar a potencialidade turística da região de Furnas”, destaca. 

Debates e Carta

A programação do encontro prevê palestras com as temáticas do potencial do turismo brasileiro, governança em políticas públicas para o Turismo e o marketing turístico como forma de vender os destinos turísticos. Abordagens referentes ao financiamento e à captação de investimentos para o Turismo, o Turismo e o Patrimônio Cultural e Natural; a importância da cadeia produtiva e da qualificação da gestão para o desenvolvimento dos destinos turísticos sustentáveis e os Destinos Turísticos Inteligentes e Criativos também irão fazer parte das discussões no evento.

O participante poderá apontar as suas contribuições que serão elencadas em um documento chamado Carta de Capitólio. A intenção é que essas considerações sejam entregues às autoridades do governo federal e estadual.

Feira e outras atrações 

Paralelamente à programação das palestras, os participantes poderão visitar a Feira de Negócios Turísticos Destino do Brasil – Edição Minas Gerais e acompanhar os produtos turísticos gastronômicos e apresentações culturais do Estado. Entre eles, o do queijo da canastra, da cachaça e de pratos com peixes de pesca.

Reservas de hotéis

Uma orientação importante da CNM para os interessados em comparecer ao seminário é que a inscrição seja efetivada o mais breve possível no hotsite do evento. Isso vai facilitar que o participante possa se programar em relação à estadia na cidade de Capitólio.

Para auxiliar o participante, a CNM disponibilizou uma lista de hotéis da cidade anfitriã. Essa relação pode ser consultada no próprio hotsite do seminário ao clicar em “programação” e depois na aba “hospedagem”, localizada no canto direito superior da página do seminário de Capitólio. Ainda pode ser conferida a melhor rota para chegar ao local do evento.

Crescimento do Turismo

Dados fornecidos pelo governo de Minas Gerais apontam que entre os anos de 2015 e 2018 o aumento do fluxo turístico no Estado chegou a 14%. Nesse mesmo período, a receita turística teve ganho de 6%. Esses resultados positivos reforçam a bandeira levantada pela CNM de que o Turismo é uma alternativa importante de desenvolvimento sustentável dos Municípios brasileiros, de geração de renda e de emprego.

O Seminário Nacional de Governança para o Turismo de Capitólio (MG) é promovido pela CNM em parceria com a AMM e apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento contará ainda com cerca de 20 apresentações culturais durante toda a programação.

Mais informações pelos telefones (61) 2101-6606 (CNM) e (31) 2125-2431 (AMM).

Acesse a programação aqui. 

Com informações da CNM.   

Confira, também: Municípios mineiros dão título a Minas Gerais como melhor destino histórico e de natureza do Brasil (leia aqui).