Home > Comunicação > Notícias > Atuação da AMM e CNM com pequenos municípios é destacada durante Ação Municipalista em Ipiaçu

Atuação da AMM e CNM com pequenos municípios é destacada durante Ação Municipalista em Ipiaçu

A 12ª edição do projeto Ação Municipalista em Minas Gerais aconteceu na última quinta-feira, 26 de março, no município de Ipiaçu, no triângulo mineiro. O evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) conta com o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM) no estado, mas vem rodando todo o país, levando aos gestores locais a pauta prioritária municipalista e as principais conquistas do movimento. Além disso, os prefeitos também recebem esclarecimentos sobre as expectativas de receita para este ano.

Os participantes do Ação Municipalista foram convidados para os principais encontros municipalistas do Brasil: o 35º Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte; e da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, marcado para os dias 21 a 24 de maio, na capital federal.

Participaram da mesa de abertura o prefeito anfitrião, Leandro Luiz de Oliveira; o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Paranaíba (AMVAP) e prefeito de Araguari, Marcos Coelho de Carvalho; o prefeito de Ituiutaba, Fued Dib – representando todos os outros gestores presentes; o presidente da Câmara de Ipiaçu; e os deputados estaduais Antônio Lerim e Leonídio Bouças; e a primeira-dama e secretária de Saúde e Assistência Social, Roberta Oliveira.

Um destaque da edição em Ipiaçu foi a presença de alunos do último ano do ensino médio na reunião. Para o prefeito Leandro, a participação da sociedade nessas reuniões faz com que eles enxerguem a difícil realidade vivida pelos prefeitos para administrar uma prefeitura, além de criar uma consciência política e de civilidade nos presentes.  “Vocês são o futuro do nosso país. Os nossos municípios, estado e nação brasileira estarão na mão de vocês que hoje estão estudando.  Temos que ter conhecimento e coragem pra defender um povo que necessita da nossa força e da nossa vontade”.

Ângelo Roncalli, consultor da CNM, foi quem apresentou aos presentes as perspectivas e as pautas municipalistas e  ressaltou que não existe milagre, mas existe a conscientização necessária de todo o político e a união para lutar. “E esse é o objetivo desses eventos, trazer informações para que estejam atentos à essas questões, possam se apropriar desse discurso , para conhecer e cobrar as pautas de interesse dos municípios, saber as propostas que temos para  buscar condições de nós mesmos resolvermos nossos problemas”, destacou.

O prefeito de Ituiutaba, Fued Dib, aplaudiu a interiorização das ações das entidades como a CNM e a AMM. “Pela terceira vez ocupo a prefeitura de ituiutaba e agora tenho visto as associações visitarem os municípios para um trabalho constante. Não apenas nas grandes reuniões que fazemos em Brasília, que por tão grandes, até nos perdemos. Aqui cada um de nós pode falar, pode criticar. É aqui que nós podemos advertir a população, no sentido de que ela tem um papel importante nesse processo”.

Fued destacou que é necessário fortalecer as entidades e deu como exemplo de luta a questão do ISS, que segundo ele, sempre foi distribuído de forma injusta. “No Brasil, todas as compras do cartão geram ISS, mas toda essa fortuna era dirigida a cinco ou seis municípios do país. Por uma estupidez da nossa lei tributária, que não tem nenhuma preocupação com o desenvolvimento verdadeiro da nação. O certo é o resultado tributário vir para acidade onde foi gerada aquela arrecadação, e isso foi decidido na Câmara Federal, quando derrubou o veto do presidente da república contra os municípios. Mas agora vem o tribunal e suspende os efeitos daquela ação. Temos que ir a Brasília de mãos dadas, exigir do tribunal que tenha as suas mentes voltadas para as populações do interior. As grandes cidades não precisam tanto disso, elas tem outras atividades geradoras de arrecadação, mas quem mais precisa de todo esse apoio são os pequenos, maioria imensa nesse país”, disse.

O controlador interno da AMM, Rodrigo Lázaro, também um dos responsáveis pelo processo de afiliação e do Diário On-line da Associação, representou a entidade no evento, levando a mensagem do presidente Julvan Lacerda, prefeito de Moema. O colaborador enfatizou a importância dos municípios serem afiliados à associação, podendo, também, ter como ferramenta de gestão o diário oficial dos municípios. Lázaro também destacou a importância de estarem presentes no 35º Congresso Mineiro de Municípios.

O prefeito Leandro agradeceu a participação de todos e ressaltou que a união dos prefeitos com as entidades, inclusive com as microrregionais, é essencial para que os cidadãos possam se beneficiar da gestão pública. “ Pra mim foi muito importante receber esse evento hoje, com diversos prefeitos da região , que estão passando pelas mesmas dificuldades que nós. Ver todos os prefeitos falando, discutindo, e ver a CNM, juntamente com  a AMM, nos municípios pequenos, trazendo explicações e novas perspectivas é essencial para o desenvolvimento”.