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Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais define encontro em Ouro Preto; evento terá apoio da AMM

A próxima reunião da diretoria da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) será no município de Ouro Preto, no dia 10 de dezembro, a partir das 8h30. A data foi definida no último encontro da entidade, no dia 5 de novembro, na sede da Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte. O evento, apoiado pela AMM, contará com a presença dos 32 prefeitos dos municípios afiliados à ACHMG.

Coordenada pelo presidente da Associação, o prefeito de Itapecerica, Wirley Reis; a reunião preparatória contou com a presença da secretária-geral da entidade, Ana Alcântara; do assessor jurídico, Rogério Moreira; do assessor de imprensa, Petrônio Souza; e do jornalista Lu Pereira, coordenador-geral de comunicação da AMM.

A pauta da reunião ficou definida com a apresentação e discussão das cidades históricas, de seus calendários de eventos para o próximo ano, já vislumbrando o cenário pós-pandemia.

As cidades históricas mineiras estão se preparando e se estruturando para o crescimento acentuado do turismo doméstico, voltado especialmente para os destinos turísticos já conhecidos do Estado, sendo que mais de 70% do turismo atual registrado em Minas Gerais se deve ao turismo cultural. Vale destacar que as cidades históricas pertencentes à Associação somam, juntas, mais de 50% de todo o patrimônio histórico tombando no Brasil.

Além do calendário unificado de eventos, as cidades debaterão ainda sobre iniciativas e propostas para superar os desafios do turismo e seu receptivo no pós-pandemia, com iniciativas que busquem dar segurança e conforto para todos os turistas.

A divulgação e confirmação do Carnaval das cidades históricas será outro ponto de destaque do encontro, pois os carnavais mais tradicionais e procurados de Minas Gerais são nessas cidades.

Fechando a pauta do encontro marcado para dezembro, estão temas relacionados à gestão da Associação no último ano, projetos programados para o ano de 2022 e a divulgação dos eventos mais representativos das cidades, como a Semana Santa e seus festivais de cultura e turismo.