Home > Comunicação > Notícias > Anvisa promove webinar sobre a Avaliação Nacional da Cultura de Segurança do Paciente

Anvisa promove webinar sobre a Avaliação Nacional da Cultura de Segurança do Paciente

As iniciativas para implementar e sustentar a Cultura de Segurança do Paciente vem crescendo nas Organizações de Saúde, devido à identificação da necessidade da prevenção e do cuidado com o paciente. Para tratar do tema, no dia 6 de maio, a partir das 15h, a Anvisa promove um seminário virtual sobre a Avaliação Nacional da Cultura de Segurança do Paciente.

Para participar do Webinar, basta clicar neste link AQUI, na quinta-feira (6/5), a partir do horário agendado. Não é necessário fazer cadastro prévio.

Avaliação da Cultura de Segurança do Paciente 2021

Já está disponível para preenchimento o “E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar”, sistema eletrônico para avaliação rápida e confiável da cultura de segurança do paciente (CSP) em hospitais. A iniciativa é da Anvisa, em parceria com o Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) QualiSaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O sistema conta com dois aplicativos gratuitos que dispõem de uma versão traduzida e adaptada para o Brasil da Pesquisa Hospitalar sobre Cultura de Segurança do Paciente (Hospital Survey on Patient Safety Culture – HSOPSC) da Agência de Pesquisa e Qualidade em Saúde (Agency for Healthcare Research and Quality – AHRQ) dos Estados Unidos (EUA).

O sistema permite a profissionais de saúde o preenchimento e o envio automático de questionários, gerando indicadores referentes às 12 dimensões da CSP. Essas dimensões incluem tópicos como a frequência de eventos adversos (EAs) notificados, percepção de segurança e trabalho em equipe.

Clique AQUI para preencher o questionário.

Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.