Home > ÁREAS TÉCNICAS > Cultura e Turismo > AMM prepara material para nortear ações da pasta de turismo das prefeituras do Estado

AMM prepara material para nortear ações da pasta de turismo das prefeituras do Estado

No início do mandato, os gestores da área de turismo das prefeituras devem ficar atentos a parcerias, captação de recursos, às políticas de incentivo, entre outras ações. A assessoria do departamento de Cultura e Turismo da AMM preparou um material para auxiliar os gestores neste início da administração frente à pasta municipal de turismo.

Orientações 

  • Articular parcerias entre os diversos órgãos da administração pública municipal com a inclusão do órgão oficial de Turismo nos processos de formulação de políticas públicas, de planejamento e de gestão compartilhada dos atrativos, eventos e ações culturais; articular agenda proativa única de ações, priorizando as competências do órgão oficial de Turismo e das entidades representativas do setor para o desenvolvimento da atividade.
  • Implantar mecanismo de ordenação de recursos para investimentos no Turismo considerando os preceitos legais – Fundo Municipal do Turismo.
  • Sensibilizar a população para a existência e importância da atividade turística na cidade; estimular a população para a utilização de equipamentos e serviços turísticos.
  • Valorizar os bens sócio-ambientais; investir, qualificar e adotar práticas sustentáveis nas atividades turísticas.
  • Estruturar política de incentivos para o investimento privado no setor turístico, implementando novos instrumentos que viabilizem o alinhamento entre as iniciativas do comércio turístico e as políticas públicas para o desenvolvimento da atividade.
  • Fortalecer institucionalmente o órgão oficial de turismo e a qualificação de sua capacidade administrativa, por meio da consolidação do seu quadro técnico; qualificar os processos participativos desenvolvidos pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), com o desenvolvimento de ações que promovam a incidência dessa instância de governança na formulação e acompanhamento das políticas públicas de turismo.
  • Propor ações conjuntas com os diversos órgãos e entidades considerando as seguintes dimensões: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e aspectos culturais.
  • Criar diretrizes específicas para fortalecer o segmento de turismo de negócios e eventos como principal vocação da cidade.
  • Implantar política de apoio à captação, promoção e geração de eventos.
  • Criar ferramenta única para organização do Calendário de Eventos como forma de facilitar o acesso às informações, possibilitando uma melhor programação pelos usuários.
  • Atentar-se aos programas e projetos nacionais e estaduais, voltados para a área do turismo.

Mais informações com a assessora do departamento de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso, pelo telefone (31) 2125-2437.