Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > AMM premia autoridades com a Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo e a Comenda Especial do Mérito Municipalista

AMM premia autoridades com a Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo e a Comenda Especial do Mérito Municipalista

A abertura oficial do 36º Congresso Mineiro de Municípios, na noite desta terça-feira (14), contou com homenagens das principais condecorações concedidas pela AMM às autoridades que se destacaram na defesa dos municípios de Minas Gerais: a Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo e a Comenda Especial do Mérito Municipalista.

Entre os 19 agraciados com a medalha, estava a 3ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargadora Mariângela Meyer Pires Faleiro, umas das responsáveis pelo acordo histórico no judiciário mineiro. Foram três meses de trabalho intenso, com intermédio do Tribunal de Justiça, para conquistar o pagamento da dívida do Estado com os municípios mineiros.

A desembargadora confessou que ficou impressionada com a grandiosidade do congresso. “Ao participar da abertura, tive a noção do grande público, tão variado e comprometido com as causas municipalistas. Foi uma honra ter sido homenageada pela AMM. Tenho a certeza de que cumpri a minha missão como magistrada para que se chegasse a um resultado final tão satisfatório e fosse possível concretizar esse acordo entre o Governo do Estado e os municípios”, disse a desembargadora.

A Comenda Especial do Mérito Municipalista foi entregue a três homenageados, entre eles, estava o ex-presidente da Assembleia Legislativa, ex-presidente da AMM e ex-prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio de Faria, que fez questão de destacar a liderança do presidente da Associação, Julvan Lacerda. “Este congresso é o maior e mais bem organizado evento do Brasil. Julvan teve a capacidade de reunir vários estados e todos os municípios de Minas para discutirem as causas municipalistas”, disse Antônio Júlio.

Segundo o ex-prefeito de Pará de Minas, as causas municipalistas só serão fortalecidas com a união de todos os poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. “Estamos todos no mesmo barco, sabemos que a união faz a força e que temas como o mandato de cinco anos para os prefeitos e a coincidência das eleições municipais com as estaduais e presidenciais precisam do apoio de todos”, afirmou o ex-prefeito.

A comenda foi entregue também ao senador Antonio Anastasia, representado, no evento, pelo seu assessor Gustavo de Castro Magalhães; e ao senador Carlos Viana, representado pelo seu filho, Samuel Rodrigues Viana.

Na solenidade, foram homenagedos: o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Agostinho Patrus; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias; o secretário de Estado de Governo, Custódio Antônio de Mattos; o comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Giovanne Gomes da Silva; comandante geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Edgard Estevo da Silva; o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Wagner Pinto de Souza; a presidente da Comissão Municipal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputada estadual Rosângela Reis; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, conselheiro José Alves Viana; a 3ª vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Mariângela Meyer Pires Faleiro; o diretor presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles; o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes; a professora Leiva Maria Gontijo Guido, representando a presidente da Associação Mineira de Mucopolissacaridose, Míriam Gontijo de Oliveira; o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho; o diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Marconi Augusto de Castro Braga; o diretor executivo do jornal O Tempo, Heron Guimarães; o prefeito de Mariana, Duarte Eustáquio Gonçalves Júnior; e o prefeito de Brumadinho, Avimar de Melo Barcelos.

O evento faz parte da programação do 36° Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), nesta terça e quarta-feira, dias 14 e 15 de maio, no Estádio Mineirão. O tema deste ano é: “Novos governos. Perspectivas, Desafios e Compromisso com os Municípios.” Mais informações no portalamm.org.br.