Home > Comunicação > Notícias > AMM participa do evento Estratégia de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil do MPMG em Teófilo Otoni 

AMM participa do evento Estratégia de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil do MPMG em Teófilo Otoni 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) promoveu nesta terça-feira, 5 de outubro, em Teófilo Otoni, o evento “Estratégia de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil”. O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, representou o presidente da AMM e vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, no evento, que reuniu promotores de Justiça com atuação na Defesa da Saúde, prefeitos da região, representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, do Conselho Regional de Medicina, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), entre outras autoridades, para discutir o tema.

A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) no território da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, em 2019, era de 15,29 por mil nascidos vivos. É a maior TMI de Minas Gerais. A razão de mortalidade materna (RMM) está em 60,40 óbitos por 100.000 nascidos vivos, também uma das maiores do Estado. Nos dois casos, os indicadores são muito superiores à média estadual (TMI de 11,45 e RMM de 45,68).

De acordo com o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde, Luciano Moreira de Oliveira, em grande parte, esses óbitos de mulheres e de crianças poderiam ter sido evitados com o acesso de qualidade à atenção pré-natal na Atenção Primária à Saúde, conjunto de serviços oferecidos, principalmente, pelas Equipes de Saúde da Família (ESF) nos municípios.

Frente a esse cenário, o MPMG, em conjunto com instituições parceiras, está propondo o projeto piloto Estratégia de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil na área da SRS Teófilo Otoni.