Home > Comunicação > Notícias > AMM participa do encerramento do projeto “Prefeito Ciente, Município Eficiente”

AMM participa do encerramento do projeto “Prefeito Ciente, Município Eficiente”

Promovido pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG), em parceria com a AMM, o projeto visa capacitar os candidatos a prefeitos no pleito deste ano

O superintendente-executivo da AMM, Luiz Paulo Caetano, representou o presidente da entidade, 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, no treinamento presencial, exclusivo para candidatos a prefeito(a), do projeto “Prefeito Ciente, Município Eficiente”, nesta terça-feira (27), na Fundação Dom Cabral Alphaville, em Nova Lima, MG.

Promovido pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG), em parceria com a AMM, o projeto visa capacitar os candidatos a prefeitos no pleito deste ano, ministrando treinamentos básicos sobre o planejamento na administração pública, parcerias com a União, controle de processos administrativos e prestação de contas eleitorais.

A programação do evento contou com quatro painéis online, que ocorreram nas sextas-feiras do mês de outubro, entre os dias 2 e 23. A primeira palestra, no dia 2/10, foi sobre Prestação de Contas Eleitorais. No dia 9/10, o painel foi sobre planejamento na gestão pública. Já no dia 16/10, foi apresentado o painel “Parcerias com a União”. O último painel online da capacitação foi no dia 23/10 sobre controles internos e processos administrativos.

Treinamento presencial 

No dia 27 de outubro, o Tribunal de Contas ofereceu este treinamento presencial, exclusivo para candidatos a prefeito, com temas variados, permitindo o estreitamento de laços entre o TCEMG e postulantes ao cargo de chefe do Executivo municipal. Entre os temas a serem debatidos, estava um aprofundamento sobre as competências e atuações do TCEMG, um panorama geral da Lei 4.320/64 e da Lei Complementar 101/00, prestações de contas anuais, aplicativos desenvolvidos pela Corte de Contas mineira e o Projeto Receitas, de fomento ao incremento das receitas próprias dos municípios.

A capacitação dos candidatos a prefeito em Minas Gerais foi executada pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Ministério da Justiça, por meio do Fundo de Defesa de Direitos Difusos. Os eventos tiveram apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, do Ministério da Economia por meio do Departamento de Transferências da União, do Ministério da Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNFE), por meio da Coordenação de Operacionalização do SIOP e de Apoio Operacional ao Salário Educação e ao FNDE, do Ministério da Saúde, por meio da Coordenadoria do SIOPS, e da Associação Mineira de Municípios (AMM).

Participaram da mesa solene do evento de 27 de outubro o presidente do TRE-MG, desembargador Alexandre Victor de Carvalho; o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e Nova Lima, Vítor Penido; o conselheiro ouvidor do TCEMG, Durval Ângelo Andrade; e o superintendente-executivo da AMM, Luiz Paulo Caetano, representando o presidente da entidade, 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda. O controlador interno da AMM, Rodrigo Lázaro, também participou do treinamento.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento.