Home > ÁREAS TÉCNICAS > Cultura e Turismo > AMM participa de seminário on-line de boas-vindas aos gestores municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais

AMM participa de seminário on-line de boas-vindas aos gestores municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Promovido pela Secult MG, webinário conta com mais de duas mil visualizações e apresenta a estrutura da pasta, programas e ações de desenvolvimento para os dois setores

Estado e municípios precisam andar de mãos dadas para oferecer o melhor serviço para a população. Fortalecer essa proximidade foi o mote do encontro virtual com os novos gestores municipais, recém empossados, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) nesta quarta-feira (3/2). O encontro, feito por videoconferência e transmitido ao vivo pelo canal da pasta no Youtube, já conta com mais de duas mil visualizações e está disponível, na íntegra, AQUI.

O seminário foi pensado com o objetivo de apresentar aos prefeitos, gestores municipais e regionais programas e ações da Secult em prol do desenvolvimento dos setores no Estado, oportunidades para os municípios esclarecerem dúvidas e reforçar a disponibilidade da Secretaria no apoio e execução das políticas públicas.

De acordo com a assessora do departamento de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso, que representou a entidade no evento, a parceria entre a AMM e a Secult “é em prol da busca pela maior valorização da cultura e do turismo, de modo a fortalecer e valorizar o que Minas tem de melhor: que são os mineiros, as minas e as gerais. É com alegria que nós, da AMM, damos boas-vindas aos novos gestores municipais, e deixamos à disposição dos municípios afiliados o nosso serviço de assessoria, por meio das nossas áreas técnicas. Convidamos todos vocês a conhecerem os demais serviços prestados pela associação, acessando o nosso portal, pelo endereço eletrônico www.amm.org.br.”

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, na abertura do encontro, apresentou a estrutura da secretaria e do sistema estadual de cultura, que tem muita interseção com o turismo. “Costumo dizer que a transversalidade entre cultura e turismo se desenvolve por todas as áreas: pela cozinha mineira, pelo patrimônio histórico e cultural, pela natureza, pelas paisagens, pelas águas e pelas mais variadas experiências que os nossos municípios mineiros proporcionam. Contem com a Secult para o que vocês precisarem, estamos de portas abertas para o diálogo, para as trocas, para saber como esta pasta pode contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e para trabalhar de forma coletiva em prol da cultura e do turismo em Minas Gerais”, reforçou o secretário.

O secretário comentou sobre a campanha turística que será lançada em breve e revelou a intenção da Secult de tornar a cozinha mineira patrimônio cultural de Minas Gerais e do Brasil. E fez um apelo aos novos gestores, “comecem a identificar o que é peculiar na cozinha de sua região. Juntamente com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) faremos a nossa cozinha se tornar patrimônio cultural”, ressaltou Oliveira.

Documento Orientador 

Além do seminário, a pasta disponibilizou, na última sexta-feira (29/1), o documento orientador “Recomendações para o Início do Mandato”, que reúne diretrizes específicas para o desenvolvimento de políticas públicas para o turismo e para a cultura. Acesse o documento aqui.

Mais informações com a assessora do departamento de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso, pelo telefone (31) 2125-2437.