Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > AMM participa de Encontro Estadual do Currículo Referência de Minas Gerais

AMM participa de Encontro Estadual do Currículo Referência de Minas Gerais

A assessora do departamento de Educação da AMM, Alessandra Marx, participou, no dia 11 de dezembro, do Encontro Estadual do Currículo Referência de Minas Gerais para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), evento da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional Minas Gerais (UNDIME/MG).

No encontro, o Secretário em Exercício de Estado de Educação, Wieland Silberschneider, entregou o Currículo Referência de Minas Gerais ao Conselho Estadual de Educação (CEE/MG) e à União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/MG), quando foi feita a apresentação do processo de construção, dos resultados da Consulta Pública, dos Encontros Municipais e do planejamento para 2019.

O documento é resultado do regime de colaboração estabelecido entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais, seccional Minas Gerais (UNDIME/MG). Neste processo, foram considerados e estudados os documentos curriculares já presentes em diferentes redes (estadual e municipal) como fonte de inspiração para a elaboração de um currículo que possa ser referência em todo o Estado.

A Versão Preliminar do Currículo Referência de Minas Gerais contou com a participação de mais de 3.100 escolas e 120 mil profissionais de todas as partes do Estado, cujas contribuições foram analisadas e incorporadas ao documento pelos redatores.

Contou também com o processo de consulta pública on-line e encontros municipais nos diversos territórios em parcerias com as redes de ensino, em que educadores e comunidade escolar puderam debater a versão preliminar do documento e apresentar propostas para ampliá-lo.

Os Encontros Municipais foram realizados com a participação de mais de 690 municípios, contando com mais de 55 mil participantes presencialmente durante os meses de agosto e setembro, que estudaram, analisaram e fizeram propostas à Versão Preliminar do documento.

Paralelamente, foram registradas mais de 404 mil participações na Consulta Pública On-line. De acordo com a assessora do departamento de Educação da AMM, Alessandra Marx, “Todas as contribuições foram analisadas pela equipe de redação quanto à pertinência da proposta e foi então feita a adequação do documento de acordo com o proposto. Grande parte das sugestões foi incorporada, tornando o documento verdadeiramente colaborativo e representativo das diversas Minas Gerais.”

“O Currículo Referência de Minas Gerais é, portanto, fruto do trabalho coletivo de milhares de profissionais de todas as regiões do Estado, versando sobre a pluralidade de ideias, identidades e expressões de Minas Gerais e, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, será referência curricular para as redes a partir de 2019”, salienta a assessora.

Mais informações com a assessora do departamento de Educação da AMM, Alessandra Marx, pelo telefone (31) 3916-9199.

Publicado em 13 de dezembro de 2018.