Home > Comunicação > Notícias > AMM participa de encontro do TCEMG com os controladores internos no Sul de Minas

AMM participa de encontro do TCEMG com os controladores internos no Sul de Minas

A equipe do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) se encontrou hoje, 6 de outubro, presencialmente, com os controladores dos municípios do Sul de Minas para mais um Treinamento do Fortalecimento do Controle Interno. A Câmara Municipal da cidade de Pouso Alegre recebeu os 147 participantes do evento, vindos de 59 municípios vizinhos. O prefeito de Boa Esperança e 2º Tesoureiro da AMM, Hideraldo Henrique, representou o presidente da Associação Mineira de Municípios e vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda no evento.

Na solenidade de abertura, o prefeito Hideraldo falou sobre a importância da postura firme dos gestores para fazerem o melhor pelos municípios, da importância do trabalho do TCEMG ao auxiliar os prefeitos nessa missão e sobre as conquistas da AMM sob a gestão do presidente Julvan. “Agradeço a oportunidade. Estou, aqui, representante o presidente Julvan, que entra para a história da AMM. Com a parceria com o Tribunal de Contas, TJMG, Governo de Minas, ALMG, tem feito história em Minas Gerais, ao fazer acordo para cumprir dívida do governo anterior. Ele tem mostrado que é um municipalista. Tenho a honra de participar da diretoria da AMM com ele e precisamos continuar esse belo trabalho. Reafirmo a parceria da AMM com o TCEMG, que tem nos instruído e evitado que nós, prefeitos, cometemos erros.”

O chefe de gabinete da Presidência, Carlos Alberto Pavan, que representou o presidente do TCEMG, Mauri Torres, falou da velha parceria do município nos eventos de capacitação promovidos pela Corte de Contas. Pavan ressaltou que a sociedade pós-pandemia mudou e exige mais eficiência e eficácia na gestão pública; cobra mais qualidade nos serviços públicos prestados. Ele explicou que foi este o pensamento que levou o Tribunal de Contas a planejar e retomar seus treinamentos de forma presencial, pois o TCE sempre reconheceu no controlador interno a figura de um “importante e fundamental parceiro” para uma boa gestão pública. Pavan também lembrou que o saudoso conselheiro do TCEMG, Simão Pedro de Toledo, é filho desta acolhedora cidade mineira.

O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Tadeu Simões, ao dar boas-vindas ao público, falou da importância deste treinamento, disse “só quem passa pelo poder público sabe o quanto ele é difícil, quanto as obras são complexas e a importância que tem para nós o controle interno, para que, lá na frente, nós não sejamos responsabilizados por algum erro que foi cometido, e nisso o Tribunal de Contas é um exemplo”.

Após a abertura oficial, Fabrícia de Oliveira, da Escola de Contas do TCEMG, conversou com os controladores sobre a importância de alcançar as metas do Plano Nacional de Educação, principalmente neste momento pós-pandemia. Ela falou dos instrumentos que podem auxiliar os gestores a nesta área, da relevância da atuação dos Conselhos Municipais de Educação e de como o aplicativo Na Ponta do Lápis pode aproximar a gestão municipal da sociedade.

Logo após, Paulo Vicente Guimarães, gerente do projeto de Fortalecimento do Controle Interno e assessor da Presidência, palestrou sobre o aplicativo Lupa de Minas, desenvolvido pelo TCEMG para ajudar o Controle Social, fornecendo informações objetivas sobre a gestão, despesas e receitas, aplicadas à Saúde, Educação, obras e convênios firmados com o município.

Ainda no horário da manhã, Edina Mota explicou aos controladores municipais a importância dos relatórios do Sistema Informatizado de Contas (Sicom) e Sandro Miguez, analista de Controle externo do TCEMG, apresentou os recursos e possibilidades do Sistema de Informações de Serviços de Engenharia e Obras Públicas (Sisop).

No turno da tarde, os controladores municipais puderam conhecer o Cadastro de Agentes Públicos do Estado e dos Municípios – CAPMG, apresentado pela coordenadora de Fiscalização de Atos de Pessoal do TCEMG, Ana Paula Gonçalves; e, para finalizar o treinamento, o coordenador de Análise de Contas dos Governos Municipais, José Clemente dos Santos, falou sobre a Elaboração do Relatório de Controle Interno para Prestação de Contas Anual.

Estiveram presentes na mesa de honra deste evento, o chefe de gabinete da Presidência do Tribunal de Contas, Carlos Alberto Pavan; o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Tadeu Simões,o vice-presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, vereador Elizelto Guido; o diretor da Associação Mineira de Municípios (AMM), Hideraldo Henrique; a presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Pardo e prefeita de Andradas, Margot Navarro, e o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes e prefeito de Coronel Xavier Chaves, Fúvio de Oliveira.

Fonte: TCEMG