Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > AMM participa de encontro da UMVALE sobre linhas de financiamentos do BDMG aos municípios

AMM participa de encontro da UMVALE sobre linhas de financiamentos do BDMG aos municípios

Dezenas de prefeitos dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri participaram de encontro promovido pela União dos Municípios do Vales do Jequitinhonha (UMVALE), em parceria com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), nesta terça-feira (11 de junho). A Associação Mineira de Municípios (AMM) apoiou o evento, que teve como objetivo apresentar linhas de crédito do banco e recuperação do ISS bancário.  

No encontro, foi reforçado o anúncio de linha de financiamento do Governo do Estado, por meio do BDMG. Os 853 prefeitos mineiros têm até o dia 14 de junho para o envio de carta-consulta ao Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG) para buscar crédito extra nos últimos meses do atual mandato para fazer obras nas áreas de infraestrutura, urbanização, saneamento e aquisição de máquinas.  

O crédito faz parte do anúncio de edital disponibilizando R$ 200 milhões, feito pelo governador de Minas em exercício, Paulo Brant, e detalhado aos representantes das administrações municipais durante o 36º Congresso Mineiro de Municípios da AMM. 

De acordo com o presidente da UMVALE, 3º vice-presidente da AMM e prefeito de Ponto dos Volantes, Leandro Santana, os municípios foram os principais prejudicados na última gestão do Governo do Estado. “A linha de crédito oferecida pelo BDMG não é a solução para os nossos problemas que, hoje, são muitos, frutos de dois anos de repasses atrasados para a saúde, educação assistência social, ICMS e IPVA, mas é o que o Governo Zema pode oferecer neste momento. Reconhecemos o esforço do Governador em tentar oferecer algo aos municípios, por isso, estamos estudando o edital para buscar alternativas para a nossa população”, afirmou.  

Participaram do encontro, o representante do BDMG, Jorge Alberto, o controlador interno da AMM Rodrigo Lázaro e o consultor da CNM Ângelo Roncali, que apresentaram questões importantes à pauta municipalista. O controlador ressaltou aos presentes a importância das prefeituras se afiliarem à AMM e, também, que os municípios mineiros têm até sábado, 15 de junho (durante todo o dia), para aderirem ao acordo que vai garantir os repasses em atraso do ICMS, IPVA, Fundeb e transporte escolar pelo governo de Minas Gerais. Saiba mais aqui.

O encontro contou, também, com a presença dos prefeitos e assessores de Itaobim, Padre Paraíso, Medina, Cachoeira de Pajéu, Coronel Murta, Pedra Azul, Virgem da Lapa, Itinga, Felizburgo, Rubim, Jordânia, Santa Maria do Salto, Jenipapo de Minas, Caraí, Jequitinhonha, Almenara, Itambacuri, Monte Formoso, Joaíma, José Gonçalves de Minas, Setubinha e Ladainha.