Home > ÁREAS TÉCNICAS > Cultura e Turismo > AMM participa da “Semana do turismo em foco” em Guaxupé

AMM participa da “Semana do turismo em foco” em Guaxupé

Discutir a importância do turismo para o desenvolvimento econômico, cultural e do patrimônio histórico. Esse foi o objetivo da “Semana do turismo em foco”, promovida pela prefeitura de Guaxupé, de 27 a 29 de setembro. O prefeito de Boa Esperança e 2º Tesoureiro da Associação Mineira de Municípios, Hideraldo Henrique, representou o presidente da AMM e vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, no evento.

Para o secretário municipal de turismo de Guaxupé, Marcos Alexandre Costa Buled, é preciso pensar o turismo como um todo, como uma ação de investimento no município. “Como uma ação direta de recursos vindos de outros centros, outros estados. Pensar que o turismo bom é o turismo que “atende” as necessidades do cidadão para depois atender o turista, pensarmos no pertencimento. Guaxupé nos pertence. Nossa história, nossas montanhas, nosso bens tombados, nossa cultura, nossa catedral.”

Presente no evento, também como representante da AMM, a assessora do departamento de Cultura e Turismo da Associação, Brenda Grandioso, reforça a importância da organização de eventos como esse para promover o turismo local. “O evento foi um marco importante para o município. Este momento de retomada do Turismo traz consigo desenvolvimento econômico, possibilitando com que diversas outras atividades que se conectam a essa cadeia produtiva possam se reerguer e serem levadas por toda Minas Gerais. O sentimento de pertencimento, que renasceu no coração de cada mineiro, é lindo de se ver. E este sentimento é pujante em Guaxupé.”

A semana contou com palestras sobre “Turismo, desenvolvimento regional e suas possibilidades”, “A preservação do patrimônio cultural e o turismo”, a jornada técnica “A qualificação e capacitação no turismo” e da apresentação de casos de sucesso “Turismo religioso” e “Turismo rural”.

Na foto estão: Alex Reis, secretário de Obras e Serviços Públicos de Boa Esperança, Marcus Januário, presidente da Fecitur, Hideraldo Henrique, prefeito de Boa Esperança e 2º Tesoureiro da AMM, e a assessora do departamento de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso.