Home > ÁREAS TÉCNICAS > Assistência Social > AMM participa da segunda fase do Capacita Suas em Belo Horizonte

AMM participa da segunda fase do Capacita Suas em Belo Horizonte

Mais de 100 trabalhadores da Assistência Social de 30 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte iniciaram, nesta segunda-feira (5 de junho), em Belo Horizonte, o curso “Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas”, que integra a segunda fase do Capacita Suas em Minas Gerais. A AMM foi representada pela assessora do departamento de Assistência Social da Associação, Mayra Camilo.

A AMM e a Fundação João Pinheiro (FJP) são parceiras da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) no Capacita Suas. O programa integra o Eixo 2 – Capacitação Continuada – do Programa Qualifica Suas e tem como objetivo melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços ofertados à população em situação de vulnerabilidade em Minas Gerais.

No Estado, além do conteúdo nacional, foi elaborado um material com as especificidades e realidades das diferentes regiões do Estado, o “Caderno Sentidos e Caminhos da Vigilância Sociassistencial em Minas Gerais”, que complementará o curso de “Curso de Vigilância Socioassistencial.

De acordo com Mayra Camilo, o Capacita Suas é um eixo essencial do Programa Qualifica Suas. “E, em Minas Gerais, com a complementação dos conteúdos próprios, está sendo inovador, um grande sucesso. Participar de um momento tão importante como este de capacitação e sermos parceiros da Sedese nas ações do Programa Qualifica SUAS é motivo de muita satisfação. Como representante de uma associação municipalista, reconheço que ações dessa natureza são de extrema relevância para os municípios”, afirma a assessora.

Para a subsecretária de Assistência Social, Simone Albuquerque, a capacitação é regionalizada e de forma continuada. “A proposta de formação foi elaborada a partir do fazer dos trabalhadores e conselheiros da assistência social, sem abrir mão dos recursos oferecidos pela academia. Um aspecto importante do Capacita Suas é o envolvimento de universidades que levam o debate da política pública de assistência social para dentro das universidades, com o desenvolvimento de estudos, diagnósticos e pesquisas”, declara a gestora ao se referir à proposta do Governo Federal de não mais exigir a atuação das instituições de ensino superior no processo de qualificação.

“Acreditamos que investir em capacitação continuada é sem dúvida o melhor caminho para potencializar os trabalhadores do SUAS e, consequentemente, contribuir para a  melhoria da qualidade dos serviços ofertados à população em situação de vulnerabilidade em Minas Gerais”, conclui Mayra Camilo.

Encontro de gestores

No dia 13 de junho, acontece o “Encontro de gestores municipais da assistência social da regional metropolitana”, das 8h às 16h30, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA/MG), na avenida Álvares Cabral, 160, em Belo Horizonte, promovido pela Associação Mineira de Municípios e a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), com apoio do CREA/MG. Saiba mais aqui.

Mais informações sobre a capacitação com a assessora do departamento de Assistência Social da AMM, Mayra Camilo, pelo telefone (31) 2125-2432.

Publicado em 5 de junho de 2017.