Home > Comunicação > Notícias > AMM participa da entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes

AMM participa da entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, participou da entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes, nesta segunda-feira (18 de outubro), na sede da Band TV Minas. Ao lado do governador Romeu Zema; do sócio-fundador do Instituto Aquila, Raimundo Godoy; do diretor da Band Minas, Bernardo Teles; e de sete prefeitos mineiros, Julvan participou da entrega das premiações aos gestores dos municípios de Pedra do Indaiá, Nova Lima e Lavras.

O Prêmio Band Cidades Excelentes tem como objetivo incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros por meio da premiação das boas práticas da gestão pública. A iniciativa é advinda da parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila e é direcionado a todos os municípios do País. Esta foi a etapa estadual e, em novembro, os municípios mineiros participam da premiação em nível nacional.

A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir da ferramenta desenvolvida pelo Instituto Aquila, IGMA. A plataforma é estruturada baseada em Inteligência Artificial, que, a partir de um algoritmo, consolida resultados a partir de 41 indicadores em uma única nota final.

Os indicadores são construídos a partir de cinco pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Para cada pilar, os municípios serão separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes.

“Esta iniciativa é louvável e digna do nosso reconhecimento e agradecimento, pois ela premia os bons gestores e, com isso, melhora a autoestima de quem faz o trabalho. Incentiva os premiados e divulga essas boas práticas para os demais seguirem este exemplo e se aperfeiçoarem. A administração pública é muito complexa e há detalhes importantes que precisam ser enxergados. Os gestores são muito cobrados pelo controle externo e precisamos mudar isso”, afirmou Julvan.

Saiba mais sobre o prêmio aqui e acompanhe o evento na íntegra no programa da Band TV Minas (aqui).