Home > Destaques > AMM parabeniza os prefeitos e as prefeitas neste 6 de outubro

AMM parabeniza os prefeitos e as prefeitas neste 6 de outubro

O dia 6 de outubro é dedicado aos gestores públicos do poder executivo municipal, que são os grandes agentes modificadores das condições de vida de cada munícipe em nosso país. A Associação Mineira de Municípios (AMM) parabeniza todos os prefeitos e prefeitas mineiros por essa data tão significativa, destacando a importância desses administradores que trabalham arduamente para o desenvolvimento dos municípios e, consequentemente, do Estado e do País. E reforça o compromisso da entidade para com esses agentes e com os interesses municipalistas.

Nas últimas eleições, houve renovação de quase 80% de gestores em vários municípios. O dado mostra a responsabilidade desses prefeitos, que enfrentaram uma das piores crises de toda a história da política mineira. Somente nos três últimos anos, os administradores tiveram que conviver com a amarga dívida do governo do Estado anterior, as chuvas que destruíram muitas cidades e, agora, com a pandemia do coronavírus.

Nessa seara, junto com os prefeitos mineiros, a AMM vem lutando para garantir direitos e recursos para os municípios. Uma das mais significativas, na gestão do atual presidente da Associação, Julvan Lacerda, foi o acordo celebrado com o governo estadual, intermediado pelo TJMG, para retomar os repasses do ICMS e Fundeb que estavam sendo confiscados em 2017 e 2018. A dívida do Estado está sendo paga, os municípios conseguiram parte dos recursos para construir as cidades e o orçamento está sendo ajustado para o combate do coronavírus .

Como afirma o presidente Julvan Lacerda, a luta continua, pois os recursos acordados foram apenas o que é de direito dos municípios. O trabalho, agora, é para conquistar mais recursos para garantir o desenvolvimento das cidades. ” Parabenizo meus companheiros de luta pela força e competência em administrar seus municípios, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos nesta gestão. Ser prefeito é estar próximo da população, em busca de melhorias e melhor qualidade de vida para os nossos munícipes. Estamos juntos e sigamos em frente!”.

Por tudo isso, neste 6 de outubro os prefeitos merecem aplausos e muito apoio. Não é fácil governar sem recursos. E todos conseguiram gerir seus municípios, com base em muito esforço e lutas municipalistas, ao lado da AMM e, do movimento municipalista nacional.