Home > Destaques > AMM nos Municípios: Turismo foi o foco da primeira edição da nova fase do Desenvolve Minas Gerais no município de Boa Esperança; mais de 100 municípios compareceram

AMM nos Municípios: Turismo foi o foco da primeira edição da nova fase do Desenvolve Minas Gerais no município de Boa Esperança; mais de 100 municípios compareceram

Boa Esperança foi sede da primeira edição da nova fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, parceria entre a AMM e o Sebrae, onde participantes de diversos municípios da macrorregião sul de Minas Gerais participaram de debates e palestras com foco no turismo como alavanca para o desenvolvimento. Foram várias palestras técnicas ministradas por autoridades especializadas e parceiras da AMM, além de cases de sucesso, promovendo a troca de experiência entre os gestores presentes.  O evento seguiu rigorosamente todos os protocolos sanitários da onde verde em que se encontra a região.

A parte técnica do evento, que aconteceu após a cerimônia de abertura, foi um importante momento para agregar conhecimento e boas práticas aos participantes. Para abrir os trabalhos técnicos, o prefeito anfitrião, Hideraldo Henrique, que também é 2º tesoureiro da AMM, contou a sua experiência e abordou a transformação da cidade em destino turístico, junto com o turismólogo e diretor da ADD Turismo Vinícius, Amantéa Campos.

A palestra magna dessa primeira edição do AMM nos Municípios teve como tema “Reinventando o turismo: economia criativa, inovadora e humanizada”, e será ministrada pelo secretário de Turismo e Cultura de Canela (RS), presidente do Conselho dos Dirigentes de Turismo do RS (CODITUR) e da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (ANSEDITUR), Ângelo Sanches.

À tarde, painéis e palestras abordaram importantes temas relacionados ao turismo e ao desenvolvimento econômico municipal. Para discutir o papel do município na implantação das políticas públicas de turismo para geração de emprego e renda, foram os debatedores: Felipe Condé Alves | Presidente da Associação do Circuito Turístico das Águas (IGR), Sec. de Turismo de Caxambu, vice-presidente do Conselho Est. de Turismo e vice-presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de MG (FECITUR); junto com Vinícius Quintão, analista técnico do Sebrae Minas.

O último painel do evento debateu a ideia de cidade empreendedora, onde serão apresentados os estudos estratégicos para o desenvolvimento econômico de municípios da macrorregião sul, com Rodrigo Carrijo, diretor da R10 Consultoria, e Yuri Lopes, economista chefe da R10 Consultoria, com mediação de Rodrigo Ribeiro, gerente do Sebrae Minas | Regional Sul. O case sobre JURO ZERO COMO FOMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL ainda será contado pelo prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo.

Projeto Desenvolve Minas Gerais

O projeto faz parte do convênio celebrado em 2019 entre a AMM e o Sebrae, durante o Delta Fórum – encontro de desenvolvimento econômico para lideranças e territórios. O principal objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do estado.

O projeto já realizou dezessete edições virtuais do “AMM nos municípios – encontro online nas microrregionais”, bem como, nove “AMM e Sebrae para prefeitos empreendedores”, com 26 (vinte e seis) webinários  com um total  de 17.076 visualizações, nos quais debateram o empreendedorismo nos municípios nas regiões do Sebrae em Minas Gerais.

Vários cursos e mentorias de qualificação estão sendo realizados desde 2020, capacitando milhares de servidores públicos em todo o estado, com temas relevantes para as gestões das prefeituras e o desenvolvimento local, sendo: 14 cursos de compras públicas, 10 cursos de encerramento de mandato, 10 cursos dos 100 primeiros dias de governo, 08 cursos de licitações, 10 cursos de elaboração do plano plurianual (ppa), 82 horas de mentoria em compras públicas e 06 horas de mentoria em elaboração do plano plurianual (ppa), entre outros, com um total de mais de 1900 servidores certificados, entre eles mais de 300 gestores, sendo prefeitos, vice-prefeitos, secretários e vereadores. Foram 517 municípios abrangidos correspondendo a 60% do total de municípios do estado.

A cobertura fotográfica do evento já está disponível no Flickr da AMM. Clique aqui e confira!