Home > Destaques > AMM encerra 36º Congresso Mineiro de Municípios com recorde de público e qualidade nos debates sobre gestão municipal

AMM encerra 36º Congresso Mineiro de Municípios com recorde de público e qualidade nos debates sobre gestão municipal

O mês de maio de 2019 entrará para a história da Associação Mineira de Municípios (AMM), por marcar uma época em que a entidade bateu o recorde ao conquistar 703 afiliados. Foi nesse cenário de comemoração e expectativa positiva, que foi promovido, nos dias 14 e 15, o 36º Congresso Mineiro de Municípios, maior evento de entidade municipalista estadual do Brasil, que, neste ano, contou com o mais expressivo público desde o início da organização do evento.  

Pelos corredores do Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, circularam simplesmente 8.907 pessoas, sendo 753 prefeitos, 187 vice-prefeitos e 1.789 vereadores, que participaram de 12 eventos temáticos, 19 painéis e 96 palestras com temas importantes ao desenvolvimento dos municípios mineiros e à gestão pública municipal.  

Autoridades da política, entre elas, senadores, deputados, secretários de estado, secretários municipais e, também, gestores de autarquias, órgãos do governo e entidades de todas as regiões do País estiveram presentes no evento.    

Em seu discurso, durante a posse da nova diretoria da AMM, o presidente da AMM, 1º vice-presidente da CNM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, reforçou que a grandiosidade do Congresso foi resultado de melhorias implementadas na gestão da entidade, que culminaram em significativa economia para a Associação. Segundo ele, há dois anos, a AMM tinha R$ 400 mil em caixa, mas uma dívida que chegava a quase R$ 1 milhão. “Um ano depois, conseguimos fazer um congresso gastando a metade do que foi gasto há dois anos e, neste ano, graças às parcerias, praticamente não gastamos quase nada do caixa da Associação e realizamos um evento maior e mais bem-estruturado”, destacou o presidente. 

O presidente da AMM reiterou seu compromisso com a causa municipalista, custe o custar, seja contra o Estado ou União, ele vai lutar para defender os interesses dos municípios. “Não chegamos aonde a gente queria chegar, mas certamente já demos alguns passos no rumo que queríamos”, concluiu.  

Para finalizar, Julvan fez questão de agradecer a Deus, à família, ao vice-prefeito de Moema, Alaelson Antônio de Oliveira, e aos servidores da Associação, pelo empenho, trabalho e dedicação. E ressaltou que está feliz com as conquistas do biênio passado. “Disse que queria chegar a 700 associados e hoje temos 703 municípios afiliados”, comemorou, sob aplausos da plateia. 

O evento contou com a entrega do IX Prêmio Boas Práticas na Gestão Municipal e, também, foi palco da primeira reunião do Conselho Político da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) fora da sede da entidade, que fica em Brasília. 

O 36º Congresso Mineiro de Municípios aconteceu nos dias 14 e 15 de maio, no Estádio Mineirão. Confira algumas imagens do evento no Flickr (aqui).