Home > Comunicação > Notícias > AMM e Sedese promovem reunião do eixo 4 do Qualifica Suas

AMM e Sedese promovem reunião do eixo 4 do Qualifica Suas

Alinhar teoria e metodologia, definir prioridades, estratégias e a elaboração do cronograma de trabalho para supervisão técnica em Minas Gerais. Este foi o objetivo da reunião promovida pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), no dia 23 de fevereiro, na sede da Associação, visando o fortalecimento da assessoria técnica na área de Assistência Social para todos os municípios do Estado.

O Eixo 4 – Supervisão Técnica –, do programa Qualifica Suas, é uma das ações de capacitação previstas na Política Nacional de Educação Permanente do SUAS. “De acordo com o projeto do Qualifica SUAS, devido ao seu grau de importância, essa estratégia tornou-se um dos quatro eixos do Programa. Segundo a resolução do MDS nº 06/2016, que estabelece parâmetros para a Supervisão Técnica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entende-se por Supervisão Técnica no SUAS um tempo na organização do trabalho que deve mobilizar gestores e trabalhadores para reflexão e estudo coletivo acerca de questões relacionadas às suas práticas profissionais, às articulações com o território, na perspectiva institucional e intersetorial”, afirma Mayra Camilo, assessora do departamento de Assistência Social da AMM.

Durante a reunião, a troca de experiências entre os presentes possibilitou a exposição do trabalho de toda a equipe para amparar as pessoas muitas vezes esquecidas, tanto pela sociedade quanto pelos gestores da área de assistência social.

A assessora Mayra Camilo salienta a importância da parceria entre a Associação e a Sedese nas ações do programa Qualifica Suas. “A parceria expressa o compromisso do Estado e da instituição em aprimorar, por meio dos eixos do programa, as ações do Sistema Único de Assistência Social em Minas Gerais, com vistas a construir e promover uma rede de proteção e promoção dos direitos de seus usuários. Minas Gerais está inovando e avançando ao aplicar a metodologia de Supervisão Técnica.”

A subsecretária de Assistência Social da Sedese, Simone Albuquerque, ressaltou que a supervisão técnica é muito importante por possibilitar a troca de experiência entre os trabalhadores do Suas nos municípios, alem de criar um espaço de diálogo entre eles. “Todos têm muita necessidade de obter informações e trocar experiências. Temos excelentes práticas nos municípios, e é muito importante que elas sejam difundidas e compartilhadas”, enfatizou.

Segundo Simone, a AMM representa os municípios de Minas Gerais e essa parceria com a Sedese traduz a importância de colocar na pauta da gestão municipal as necessidades e a vocação da população mais pobre e vulnerável. “Muitas vezes, por meio dos depoimentos desses trabalhadores a gestão reconhece as necessidades das crianças que vivem em situação de trabalho infantil, de quem vive em situação de rua, das comunidades quilombolas; muitas vezes, invisíveis. É dar voz e oportunidade para esses trabalhadores que são muito importantes para os cidadãos”, completou.

Sobre o Qualifica Suas

O Programa Qualifica SUAS – pactuado pela Comissão Intergestores Bipartite em 12 de junho de 2015, por meio da Resolução n.º 04/2015 – engloba o conjunto de ações planejadas e coordenadas visando promover a qualificação e a capacitação continuada dos trabalhadores, a melhoria dos indicadores do SUAS, o alcance das prioridades e metas de aprimoramento, a adequação da gestão e do provimento de serviços e benefícios às normativas do SUAS, além da melhoria na qualidade dos serviços e benefícios socioassistenciais ofertados à população em situação de vulnerabilidade e risco social em Minas Gerais.

As ações do programa têm como objetivo apoiar, assessorar e qualificar tecnicamente gestores municipais de assistência social e suas equipes, e são caracterizadas por um conjunto de atividades proativas e reativas, planejadas, sistematicamente, pela Sedese, englobando a análise de dados do SUAS, de indicadores, definição de ações de apoio, orientações presencias e à distância, telepresencial, visitas técnicas, reuniões de trabalho, oficinas, capacitações, entre outras.

Fotos: Ascom AMM. Publicado em 2 de março de 2017.