Home > Comunicação > AMMTV > Desenvolve MG > AMM e Sebrae apresentaram serviços e soluções para o desenvolvimento econômico local aos gestores da Zona da Mata e Vertentes durante 5ª edição do webinário “Prefeitos Empreendedores”

AMM e Sebrae apresentaram serviços e soluções para o desenvolvimento econômico local aos gestores da Zona da Mata e Vertentes durante 5ª edição do webinário “Prefeitos Empreendedores”

Nesta quinta-feira (11), os prefeitos (a) e servidores municipais da regional Zona da Mata e Vertentes conheceram mais sobre os serviços da Associação Mineira de Municípios (AMM) e Sebrae como parceiras dos municípios para a construção de políticas públicas de desenvolvimento econômico e de melhoria do ambiente de negócios, durante a quinta edição do webinário “Novos Prefeitos Empreendedores”. Essa rodada de eventos acontece dentro das ações do projeto Desenvolve Minas Gerais, que é o resultado da parceria entre AMM e Sebrae, com ações planejadas para incentivar o desenvolvimento econômico dos municípios mineiros, ativando o empreendedorismo local nos setores público e privado.

A reunião completa com todas as palestras técnicas voltadas para a região Zona da Mata e Vertentes está disponível no YouTube da AMM. Clique aqui e acesse.

No encontro, acessado por 325 pessoas, foram apresentados os serviços e programas oferecidos pelo Sebrae e as ações da AMM em prol da construção de políticas públicas de desenvolvimento econômico e de melhoria do ambiente de negócios. Foram registradas as presenças dos prefeitos e prefeitas de: Além Paraíba, Aracitaba, Barroso, Brás Pires, Cajuri, Carangola, Coronel Xavier Chaves, Goianá, Guidoval, Leopoldina, Manhuaçu, Manhumirim, Olaria, Ponte Nova, Rio Espera, Santa Margarida, Santa Rita de Jacutinga, Santana do Manhuaçu, São Francisco do Glória, São João do Nepomuceno, São Tiago, Viçosa. Muitos gestores que não puderam comparecer por questão de agenda, enviaram seus representantes, chefes de gabinete e secretários municipais.

Abertura

Representando a AMM na abertura do webinário, o diretor regional da entidade e ex-prefeito de São Sebastião da Vargem Alegre, Claudiomir Vieira, destacou a importância de qualificar a gestão pública para se obter melhores resultados e como a parceria da AMM com o Sebrae no Desenvolve Minas Gerais pode contribuir para essa conscientização. “O segredo do sucesso na gestão de qualquer empreendimento é a equipe. Temos que focar nessa qualidade da equipe e incentivar o empreendedorismo, levar empresas para os pequenos municípios. Na minha gestão, com o apoio da AMM e do Sebrae, consegui mudar a visão de uma pequena cidade em relação ao empreendedorismo”, destacou.

O diretor presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, também deu as boas-vidas aos gestores eleitos e reeleitos, destacando a importância da parceria com os municípios e dados sobre as ações do Sebrae. “Nossa função é de oferecer o SEBRAE como instrumento de desenvolvimento municipal e para isso temos uma extensa gama de ações e projetos para ajudar os gestores. O SEBRAE é uma esteira de apoio pra ser usada, assim como a AMM, em conjunto”.

Para o diretor técnico do SEBRAE Minas, João Cruz, a parceria com a AMM foi possível devido à visão de futuro do atual presidente da entidade, Julvan Lacerda, que, segundo ele, vem firme no intuito de fortalecer o caráter de treinamento e capacitação da entidade. Ele pontuou também os desafios dos gestores e a necessidade de se criar uma visão empreendedora no desenvolvimento de cada localidade no momento de crise pandêmica que vivemos. “Esse momento ainda é de enfrentamento da pandemia, existem questões que realmente atravessaram a nossa agenda, mas não podemos perder de vista que, no pós-pandemia, os prefeitos terão que ser muito inovadores e criativos para que os municípios possam se recuperar”, disse.

Palestras

Após a abertura, o coordenador-geral de Comunicação da entidade, Lu Pereira, mediador do evento,fez a apresentação de todos os serviços oferecidos pela AMM, que estão sempre à disposição dos gestores e servidores mineiros. Seguindo a parte técnica do webinário, importantes palestras sobre as ações e programas oferecidos pelo Sebrae para os gestores municipais foram realizadas.
Abrindo os trabalhos técnicos, o gerente regional Zona da Mata e Vertentes do Sebrae Minas, João Roberto Marques Lobo, abriu o painel sobre Cidade Empreendedora e apresentou a estrutura do Sebrae em cada uma das microrregionais do território.
Em seguida, para apresentar o tema: Desenvolvimento econômico local, o gerente da unidade de articulação para o desenvolvimento econômico do Sebrae Minas, Alessandro Chaves.
A segunda palestra foi sobre instrumentos de gestão e indicadores de desenvolvimento, com o gerente da unidade de inteligência empresarial do Sebrae Minas, Felipe Melo.
As microrregionais que compõem a regional Zona da Mata e Vertentes: Associação Microrregional dos Municípios da Zona da Mata ( AMMAN); Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna (AMPAR); Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (AMEPI); Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba (AMERP); Associação Microrregional dos Municípios da Vertente do Ocidente do Caparaó (AMOC); Associação dos Municípios da Microrregiãodo Vale do Rio Ipiranga (AMAPI); Associação Microrregional dos Municípios da Mantiqueira (AMMA); Associação dos Municípios da Microrregiãodo Circuito das Águas (AMAG); Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes (AMVER) e Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (AMALPA).

Próximo evento

A próxima edição deste encontro será realizada no dia 23 de fevereiro, com as lideranças municipais e empreendedores da regional Norte. Acompanhe o Portal AMM para mais informações.

Projeto Desenvolve Minas Gerais

O projeto Desenvolve Minas Gerais foi lançado em agosto do ano passado. O principal objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda em todos os 853 municípios do Estado.

Na primeira etapa, foram realizados os webinários “AMM nos Municípios – Encontro online nas microrregionais” por meio de reuniões virtuais em parceria com as 44 microrregionais mineiras e as nove regionais do Sebrae Minas. O foco foi alavancar a retomada do desenvolvimento dos municípios, impactados pela pandemia do coronavírus.

Parceiros

O Desenvolve Minas Gerais conta ainda com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e diversas entidades, como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Conselho Regional de Engenharia (CREA-MG), todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

Agenda de encontros “Webinários para os Novos Prefeitos Empreendedores”