Home > Comunicação > Notícias > AMM é parceira da Sedese no projeto Sistema Estadual de Redes em Direitos Humanos

AMM é parceira da Sedese no projeto Sistema Estadual de Redes em Direitos Humanos

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos, lançou no dia 5 de março, no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), o Sistema Estadual de Redes em Direitos Humanos (SER-DH). O projeto faz parte da estratégia do governo do Estado para reduzir as múltiplas formas de vulnerabilidade social.

A iniciativa busca estabelecer, em conjunto com outros parceiros governamentais e não-governamentais, ferramentas para o fortalecimento, modelagem e integração das redes setoriais de promoção e proteção de direitos humanos.

“A mesa está composta da forma como é o SER-DH: estado, municípios, Ministério Público e organizações sociais. Esse sistema que desenvolvemos na Sedese é para o Estado, com o objetivo de articular e integrar a rede, que cuida de Direitos Humanos”, disse a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá e Mello Jacometti, na abertura do evento.

O presidente da AMM, 1º vice-presidente da CNM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, participou da mesa de abertura, quando ressaltou a importância da Associação ser parceira da Sedese nesse sistema. “Somos gratos por sentarmos nesta mesa e trabalharmos na construção desse projeto. Com a capilaridade que a AMM possui, podemos atuar como parceiros neste sistema. A força está na parceria”, enfatizou.

Durante o evento, assinaram uma carta simbólica de intenções do projeto o presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda; a subsecretária de Políticas de Prevenção à Criminalidade, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Andreza Rafaela Gomes; o secretário adjunto de Educação (SEE), Edelves Rosa Luna; a coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH-Norte), Julia Veloso; e a procuradora de Justiça, Cláudia Spranger. O evento contou também com a presença de autoridades e representantes de entidades e da sociedade civil.

Projeto

O projeto Sistema Estadual de Redes em Direitos Humanos (SER-DH) tem como objetivo estabelecer, em conjunto com atores governamentais e não-governamentais, ferramentas de fortalecimento, modelagem e integração de redes setoriais de promoção e proteção de direitos. A proposta visa conhecer o real cenário mineiro de violações de direitos e, ao mesmo tempo, construir mecanismos e instrumentos de modelagem de redes que tornem os Direitos Humanos plenamente exigíveis e passíveis de proteção.

Saiba mais no vídeo da AMMTV (aqui).

Mais informações com a assessora do departamento de Assistência Social da AMM, Jéssica Araújo, pelo telefone (31) 2125-2404.