Home > Comunicação > Notícias > AMM é parceira da Secult no 2º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo; evento vai até esta terça (22)

AMM é parceira da Secult no 2º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo; evento vai até esta terça (22)

A Associação Mineira de Municípios (AMM) é parceira da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) na realização da segunda edição do Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, uma iniciativa da Secult, Fecitur, Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo e AMM para exaltar Minas Gerais e as características únicas pelas quais o povo mineiro é reconhecido. A abertura do evento aconteceu na manhã desta terça (22), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e contou com a presença do diretor regional da AMM, Wirley Reis (Têko), representando o presidente da entidade, Julvan Lacerda, junto com o secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e autoridades políticas e pessoas ligadas ao setor.

 O evento, que acontece hoje e amanhã (22 e 23), reuniu mais de 700 gestores mineiros no grande teatro do Palácio das Artes, e celebra também o lançamento do Ano da Mineiridade, uma iniciativa para exaltar Minas Gerais e as características únicas pelas quais o povo mineiro é reconhecido. O evento será realizado no complexo cultural do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e reunirá mais de 700 gestores de municípios mineiros.

O secretário Leonidas, em sua fala, exaltou a relevância do encontro.  “São esses encontros que nos permitem entender a amplitude da nossa mineiridade; o evento reúne diversas ações que propõem maior transversalidade entre cultura e turismo, além de atividades formativas e reflexivas voltadas à qualificação dos profissionais que atuam nas cadeias produtivas dos setores”, destacou.

Em sua fala, o prefeito Têko saudou a todos os gestores presentes e destacou que a AMM é parceira e trabalha junto ao governo para levar o desenvolvimento às nossas cidades também com a cultura e o turismo. “ Vivemos um momento único em Minas Gerais, onde a Secult está em todos os municípios do estado, com planejamento e diálogo, buscando informar as ações e trazendo todos nós para debatermos, trabalharmos e desenvolvermos as nossas cidades”, disse.

Ao longo dos dois dias do encontro, os participantes contarão com diversas ações que propõem maior transversalidade entre a Cultura e o Turismo, além de atividades formativas e reflexivas voltadas à qualificação dos profissionais que atuam nas cadeias produtivas dos setores.

Diversidade, diálogo e reflexões

Nesta terça, a programação ainda reúne diversas atividades. Na programação, uma Aula Magna que vai aprofundar os pensamentos acerca das relações entre a Mineiridade, a Cultura e o Turismo. Haverá, também, uma palestra sobre os impactos positivos do Plano Descentra Cultura para o fomento cultural em Minas, e uma série de estudos de caso abordando diferentes temas, como Marketing das Águas em Minas, Cicloturismo cultural e as vantagens da urbanidade para a cultura e o turismo.

Já no segundo dia do encontro (23/3), a programação amplia o diálogo entre as Instâncias de Governança Regionais (IGR’s), com encontros de gestores que serão realizados tanto no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes quanto no Cine Humberto Mauro. As reflexões vão abordar temáticas distintas, como os mecanismos de fomento e estímulo à cultura e ao turismo, a transversalidade entre esses dois segmentos, bem como as ferramentas do marketing aliadas à mineiridade.

Edital para fomentar a cultura mineira

O Ano da Mineiridade também será marcado por inúmeras iniciativas que celebram a diversidade da produção artística e cultural em Minas. Uma dessas ações é o Edital 70 Anos Cemig que vai disponibilizar R$ 10 milhões a projetos aprovados via Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC) e que promovam os aspectos da cultura mineira. Por meio desse edital, serão contempladas propostas de diferentes linguagens da cultura e das artes cênicas, visuais, musicais e literárias, além da preservação do patrimônio imaterial entre outras. A iniciativa será apresentada na quarta-feira (23/3), a partir das 14h, no Grande Teatro do Palácio das Artes.

Poderão ser proponentes empreendedores pessoa física e/ou jurídica, com ou sem fins lucrativos, que já tenham projetos aprovados na LEIC. O período de inscrições vai até 30 de junho de 2022, e os interessados devem submeter os projetos por meio da Plataforma Digital Fomento e Incentivo à Cultura. No momento da realização do cadastro do projeto, o proponente deverá indicar, no formulário de inscrição, qual ou quais serão as cidades sede das atividades pretendidas.