Home > Comunicação > Notícias > AMM é parceira da FJP em webinário gratuito sobre as características socioeconômicas da Região Geográfica Intermediária (RGInt) de Teófilo Otoni

AMM é parceira da FJP em webinário gratuito sobre as características socioeconômicas da Região Geográfica Intermediária (RGInt) de Teófilo Otoni

A Fundação João Pinheiro (FJP) produziu um estudo especial sobre as características socioeconômicas da Região Geográfica Intermediária (RGInt) de Teófilo Otoni, composta por 86 municípios, com análises de indicadores sociais, saneamento e habitação, estudos populacionais e outros dados importantes. Esses dados podem auxiliar em projetos e programas de políticas públicas da região.

Para apresentar o estudo, a FJP promoverá o webinário “Compreendendo as Características Socioeconômicas da Região Geográfica Intermediária de Teófilo Otoni”, nesta quinta (17), às 14h. O evento é gratuito e conta com a parceria da Associação Mineira de Municípios (AMM) e da Escola do Legislativo da ALMG.

O encontro será dividido em três módulos: análise dos indicadores do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) e os resultados do PIB dos 74 municípios que compõem a região; projeções demográficas e os indicadores de saneamento; e o terceiro, sobre as análises de comércio, de fluxos intersetoriais e territoriais.

Além dos pesquisadores da FJP, a assessora do departamento de Economia da AMM, Angélica Ferreti participará do webinário, além de membros da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Inscreva-se e convide seus colegas:                                                                     https://zoom.us/webinar/register/WN_6XgEJQiRGiyAjqni6k68Q  (evento remoto via zoom)

Sobre

A Diretoria de Estatística e Informações da Fundação João Pinheiro iniciou, em julho de 2019, série de estudos denominada Informativo FJP com o intuito de apresentar ao público em geral o conteúdo por detrás da sua vasta produção estatística. A série Informativa FJP produz estudos sobre diversos temas: mercado de trabalho, demografia, saneamento, produto interno bruto, comércio exterior, relações intersetoriais (matriz insumo-produto) e todos os indicadores socioeconômicos produzidos para o Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS). A vasta produção estatística da FJP deve ter como princípio básico subsidiar acadêmicos, legisladores e gestores públicos na avaliação e produção de políticas públicas.

O Informativo FJP é o início de um projeto que visa alcançar tanto os legislativos estaduais e municipais quanto os executivos dos 853 municípios do estado de Minas Gerais. A segunda etapa desse projeto é a série de 13 webinários, anuais, denominada Compreendendo as características socioeconômicas da Região Geográfica Intermediária de Belo Horizonte. Esses webinários serão divididos em 13 para que cada um contemple uma região geográfica intermediária específica do estado de Minas Gerais – recorte geográfico mais atual definido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).