Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > AMM é homenageada nas comemorações dos 71 anos da Emater-MG

AMM é homenageada nas comemorações dos 71 anos da Emater-MG

Em reunião comemorativa pelos 71 anos de serviços prestados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) à sociedade, a Associação Mineira de Municípios (AMM) – representada pelo presidente da entidade, o prefeito de Moema, Julvan Lacerda – recebeu, nesta sexta-feira, 6 de dezembro, placa de homenagem como parceiro destaque da instituição.  O evento também foi dedicado ao Dia Nacional do Extensionista Rural, profissional que atua na área.

A homenagem foi entregue pelo diretor-presidente, Gustavo Laterza e pela secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, Ana Valentini; e é um reconhecimento às ações conjuntas com foco no desenvolvimento sustentável e pela parceria consistente ao longo dos anos e que vem se acentuando nesta gestão.

Em sua fala, Julvan Lacerda aproveitou a presença de autoridades do governo estadual, como o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, e a secretária Ana Valentini, para trazer o anseio dos prefeitos em reforçar o quadro de servidores da Emater. “O povo cobra do prefeito e nós temos que levar pra frente essa cobrança. Contamos com os senhores pra podermos ampliar esse quadro e atender melhor a nossa gente”, disse, sendo ovacionado pelo público presente.

Julvan também elogiou o trabalho realizado pela Emater e pelos seus extensionistas rurais nos municípios, com os produtores rurais e agricultura familiar. “Reconhecer o trabalho de quem põe a mão na massa pra fazer acontecer é muito importante”, destacou.  E destacou que o trabalho em conjunto é imprescindível para o desenvolvimento do setor nos municípios. “As prefeituras estão lá prontas para assinar convênios, com parceria financeira e estrutura para o que precisar pra podermos continuar realizando esse trabalho tão produtivo. Viva a Emater!”.

Em relação ao trabalho prestado pela AMM, o vice-governador, Paulo Brant, destacou a atuação do presidente Julvan para o equilíbrio na relação do estado com os municípios, com a celebração do acordo feito entre AMM e governo estadual, com intermédio do TJMG, para solucionar a questão dos repasses constitucionais atrasados de 2017 e 2018.

Além das homenagens às instituições parceiras, que colaboram com o trabalho de assistência técnica e extensão rural,também foram celebrados os produtores e funcionários, além dos profissionais da Empresa vencedores do Prêmio MelhorAção, que valoriza projetos ou ações de melhoria na área técnica ou administrativa e que impactam no melhor atendimento ao produtor.

Emater 4.0

Outro destaque da comemoração desse septuagésimo primeiro aniversário da Emater-MG foi a apresentação do Programa Emater 4.0, que tem foco na adequação da Empresa às exigências da transformação digital, construindo ferramentas para racionalizar, desburocratizar e tornar os serviços da Emater-MG ainda mais ágeis, proativos, diretos, conectados às necessidades do produtor.

O programa abarca uma série de projetos, desde a mudança da cultura da Empresa, até plataformas digitais como o Deméter, já em fase de implementação. O programa auxilia os técnicos no atendimento aos produtores, tornando mais ágil a prestação do serviço e possibilitando a coleta e processamento de dados relevantes para a agricultura mineira. A plataforma já é modelo e será também adotada por outras Emateres do país. Numa segunda fase, o Demetér prevê sua versão perfil cliente, que possibilitará que o produtor tenha acesso a serviços e conteúdos técnicos da Emater-MG na palma das mãos, pelos smartphones e tablets.

Com informações da Emater-MG