Home > Comunicação > Notícias > AMM e AMIG: presidentes das entidades se reúnem e fortalecem união em prol dos municípios  

AMM e AMIG: presidentes das entidades se reúnem e fortalecem união em prol dos municípios  

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, reuniu-se com o presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas e do Brasil (AMIG), José Fernando de Oliveira, nesta segunda feira, 24 de maio, quando debateram propostas para promover melhorias nos municípios em que estão instaladas as mineradoras e nos afetados pela atividade, fortalecendo os laços entre as duas entidades municipalistas.

Na pauta, foi abordada a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre exportação de produtos não-industrializados e semielaborados. Devido a essa desoneração do imposto, Minas Gerais sofreu uma renúncia de receita da ordem de R$ 1 trilhão, desde a promulgação da Lei Kandir. “A isenção do ICMS para a exportação do minério de ferro, desindustrializou o Brasil e quebrou o Estado de Minas Gerais”, afirmou José Fernando.

Na reunião, foram tratados, também, os próximos passos com relação ao acordo entre a Vale e os municípios. A ocasião também foi oportuna para ressaltar a importância do fortalecimento da AMM como defensora dos municípios mineiros.  Outro questionamento foi a respeito das ações que o setor da mineração deve tomar frente à pandemia da Covid-19.

O presidente da AMM reforçou a criação de mecanismos para diversificar a economia dos municípios mineradores, visto que, com o passar do tempo, os recursos serão exauridos devido à exploração. “Vamos trabalhar junto com a AMIG pela diversificação econômica das cidades mineradoras.”

Foto: AMM (os presidentes Julvan Lacerda e José Fernando, com a edição, de 1934, da obra “Concessão Itabira Iron”, de Clodomiro de Oliveira)