Home > Comunicação > Notícias > AMM completa 69 anos como a maior entidade municipalista estadual da América Latina

AMM completa 69 anos como a maior entidade municipalista estadual da América Latina

São quase sete décadas de trabalhos na representação dos municípios mineiros e na defesa da causa municipalista, potencializando o desenvolvimento e a consolidação da autonomia municipal. E mais de quatro anos alcançando importantes conquistas para o municipalismo. A AMM completa 69 anos, no dia 17 de outubro de 2021, com o número recorde de 764 municípios afiliados, 386 adesões ao Diário Online; e intensa pauta de ações e realizações em prol dos municípios mineiros.

Entre as principais conquistas estão dois acordos inéditos com o governo estadual. O primeiro, firmado em 2019, quando o Estado começou a cumprir, rigorosamente, os repasses de ICMS e Fundeb aos municípios e a quitar a dívida acumulada pelo governo anterior. Já em 2021, está sendo construído o segundo grande acordo, também liderado pelo presidente Julvan Lacerda, com o governo estadual, para garantir o pagamento de recursos da Saúde, que totalizarão R$ 7 bilhões aos cofres dos 853 municípios mineiros.

Além disso, a gestão cumpre uma de suas bandeiras prioritárias que é a capacitação de gestores e servidores públicos como forma de aprimorar a prestação de serviço aos cidadãos. Neste ano, a AMM e o Sebrae, dentro do projeto Desenvolve Minas Gerais, promoveram o total de 192 horas de rodadas de mentorias, nos meses de maio, junho, julho e agosto de 2021, referentes aos cursos de compras públicas municipais, plano plurianual de ações e nova lei de licitações, com a participação efetiva de 802 servidores.

Nos últimos anos, o CQGP da AMM capacitou mais de 12 mil pessoas nos cerca de 300 cursos, que contemplam as principais áreas da gestão pública, abordando os principais temas que afetam direta e indiretamente a administração pública municipal. Também em 2021, foram promovidos 18 cursos no interior do Estado.

AMM

Fundada em 17 de outubro de 1952, com a filosofia e o propósito de reunir e representar os municípios de Minas, nas esferas estadual e federal, a AMM busca, por meio das potencialidades e individualidades, o fortalecimento de cada um dos municípios mineiros e, consequentemente, o desenvolvimento do Estado.

A AMM é fruto da contribuição de grandes gestores que, juntos, criaram a maior associação municipalista estadual da América Latina. Desde seu início, no Edifício Codó, na Avenida Amazonas, até a sua sede própria, na Avenida Raja Gabaglia, são 69 anos de história, transformando e qualificando a gestão pública mineira.

Presidente

O atual presidente da AMM, Julvan Rezende Araújo Lacerda, é Bacharel em Direito pela PUC Minas, delegado de Polícia Civil licenciado, ex-prefeito de Moema e, também, primeiro vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).