Home > Comunicação > Notícias > AMM comemora 65 anos de fundação no dia 17 de outubro

AMM comemora 65 anos de fundação no dia 17 de outubro

A Associação Mineira de Municípios (AMM) celebra hoje, dia 17 de outubro, 65 anos de fundação. Com 18 presidentes eleitos e empossados, democraticamente, pelos prefeitos mineiros, a AMM tornou-se a maior entidade municipalista estadual do País, com foco na defesa da causa municipalista e na busca pelo fortalecimento socioeconômico e político dos 853 municípios de Minas Gerais.

Com mais de seis décadas de atuação, a AMM tem, hoje, relevante representatividade institucional e é a voz dos municípios em todas as esferas dos poderes, legislativo executivo e judiciário, com parcerias marcantes que aprimoram as demandas e reivindicações da municipalidade.

Muitas conquistas foram somadas nesses 65 anos de existência, inclusive a aquisição da sede própria localizada em região estratégica da capital mineira, além de inúmeros pleitos atendidos em cada uma das gestões que passaram pela Casa.

Na Cidade Administrativa, a AMM conta com um espaço de quase 300m² com infraestrutura necessária para reuniões, despachos e encaminhamentos. O Espaço AMM conta ainda com profissionais especializados à disposição dos gestores para assessorá-los nos trâmites e processos nos órgãos do governo estadual.

São vários os eventos promovidos pela AMM com destaque para o Congresso Mineiro de Municípios, considerado o maior congresso municipalista do País. Em sua 35ª edição, ele acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de maio de 2018, envolvendo aproximadamente 15 mil pessoas em um debate intenso em torno das causas municipalistas.

Qualificação e reconhecimento

Criado pela AMM, com o intuito de auxiliar na formação e no desenvolvimento dos profissionais que atuam nas diversas áreas da gestão pública, o Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP) foi uma inovação na forma de oferecer capacitação com cursos sobre os principais temas da administração pública.

Já o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal vem, desde 2010, cumprindo sua missão de impulsionar os municípios mineiros para a eficiência e eficácia na gestão municipal.

“O Prêmio tem a finalidade de incentivar os gestores municipais a contribuírem para a modernização da gestão pública (administração municipal) e a melhoria da qualidade dos serviços públicos, além de divulgar, para todo o Brasil, os projetos que são exemplos de boa gestão”, enfatiza o superintendente executivo da AMM, Rodrigo Franco.

Com um qualificado corpo técnico de assessoramento aos gestores mineiros, a AMM conta com 12 áreas técnicas específicas: educação; saúde; assistência social; direitos humanos; captação de recursos; economia; convênios; esportes; desenvolvimento econômico; contábil, tributário e controle interno; meio ambiente e jurídico.

A AMM tem ainda outros serviços que são oferecidos às prefeituras, como: CQGP, Central AMM, Diário On-line, Maxx Cadastro, Fale com o Técnico e Fórum Técnico, Ouvidoria, Portal das Transferências e o Portal das Contas Públicas. Todos eles podem ser acessados no item serviços no portalamm.com.br.

Gestão democrática e interiorizada

Sob o comando do atual presidente, o prefeito de Moema, Julvan Lacerda, a AMM busca dar mais transparência às atividades da entidade em um contato direto com os prefeitos mineiros, servidores públicos e entidades de classe. Vários canais de comunicação foram ativados e/ou reformulados para fortalecer a ponte entre a entidade e esses setores. Julvan Lacerda busca também a participação efetiva dos diretores, sempre envolvidos nos eventos da entidade de forma representativa. “Temos uma gestão participativa de toda diretoria da AMM, seja em eventos da própria entidade, seja com a presença em eventos de interesse dos municípios, nossos diretores são a voz da AMM”, salienta.

Com o “AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões”, a AMM buscou interiorizar suas ações por todo o Estado. “Já visitamos seis regiões em um debate direto com os prefeitos locais, vereadores, autoridades, entidades parceiras e servidores públicos. Mais de 200 prefeitos mineiros foram envolvidos e as demandas regionais serão apresentadas ao fim do Primeiro Ciclo do projeto que termina em Guimarânia, na região do Alto Parnaíba, em dezembro”, afirmou Julvan.

Selo e homenagens

Para comemorar a data, no dia 31 de outubro, a AMM fará homenagem aos ex-presidentes da Casa pelos serviços prestados em prol da associação e, principalmente, das causas municipalistas, quando será lançado o selo comemorativo dos 65 anos da entidade.

Publicado em 17 de outubro de 2017.