Home > Comunicação > Notícias > AMM celebra o Dia Mundial do Turismo e destaca importância do setor para o desenvolvimento dos municípios

AMM celebra o Dia Mundial do Turismo e destaca importância do setor para o desenvolvimento dos municípios

Promover a cultura local, disseminar a culinária mineira, apresentar os símbolos mais famosos das Minas Gerais. O setor de turismo tem uma considerável relevância para a cultura e a economia global e, em Minas Gerais, tem avançado muito nos últimos anos com o reconhecimento dos roteiros e da culinária mineira, mundialmente.

O turismo é um pilar reconhecido de muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial dos Objetivos 1 (combate à ​pobreza), 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho digno e crescimento econômico) e 10 (reduzir as desigualdades). No dia 27 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Turismo e a AMM reforça a importância da data para o desenvolvimento econômico do Estado.

Para a assessora do departamento de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso, no Dia Mundial do Turismo, deve-se ressaltar a importância da atividade em seus diversos aspectos: sociais, culturais e econômicos. “Além de refletir sobre o papel das atividades turísticas na promoção do desenvolvimento sustentável. E Minas Gerais está entre os destinos mais procurados. E isto em razão da nossa história, da nossa cozinha, dos nossos produtos, e nosso patrimônio reconhecido nacionalmente. Além de ser um destino seguro e repleto de belezas naturais, ainda há de se contar com o nosso jeito mineiro: carinhoso, acolhedor.”

Minas Gerais, hoje, conta com belezas naturais e, também, investimentos no turismo. Um dos últimos projetos na área é o edital inédito no Estado e pioneiro no Brasil para fomentar o setor turístico mineiro. A iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), está inclusa no Programa Reviva Turismo, orçada em R$ 10 milhões.

Além dos importantes projetos do poder público, a AMM conta com parceria com outras entidades, como o “Desenvolve Minas Gerais”, em conjunto com o Sebrae. O objetivo é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado.

Turismo nas redes sociais da AMM  

O turismo já é, frequentemente, pauta de importantes eventos promovidos pela AMM no interior do estado, para incentivar o crescimento do setor e  a visitação pós-pandemia, fomentando o turismo mineiro. Para auxiliar na disseminação das informações, as redes sociais da AMM têm sido utilizadas como uma oportunidade de ressaltar as belezas dos municípios mineiros, de todas as regiões do estado, além de apresentar curiosidades sobre cada localidade.

Pelo Instagram e pelo Facebook da Associação, são postados, semanalmente, o Circuito AMM, às quartas, e o Reza a lenda, que conta a origem do nome de cada município mineiro, às segundas.

O Circuito AMM mostra fotos das particularidades de cada região e um breve texto, descrevendo as curiosidades e as atrações turísticas locais de cada um.  As prefeituras afiliadas à Associação que quiserem mostrar um pouco das suas cidades nas redes sociais da AMM, devem enviar 5 fotos que mostrem o município, um pequeno texto descrevendo as principais atrações, chamando os turistas para conhecerem cada pedacinho de Minas; O envio das fotos deve ser feito pela administração municipal, para o email comunicacao@amm-mg.org.br.

Saiba mais a área de turismo em MG:

Edital Reviva Turismo

Queijos mineiros premiados

AMM nos Municípios

Mais informações com a assessora do departamento de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso, pelo telefone (31) 2125-2437.