Home > Comunicação > AMMTV > Desenvolve MG > Desenvolve Minas Gerais: AMM apresenta projeto da parceria com o Sebrae em reunião da FIEMG

Desenvolve Minas Gerais: AMM apresenta projeto da parceria com o Sebrae em reunião da FIEMG

O consultor da AMM, Ângelo Roncalli, participou da reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento Local e Regional da FIEMG, nesta terça-feira (21.09), que teve como tema “Sustentabilidade e Desenvolvimento das Cidades”. No encontro, o consultor apresentou os resultados do projeto da AMM em Parceria com o Sebrae: Desenvolve Minas Gerais.

O objetivo da participação da AMM na reunião foi o de apresentar o projeto Desenvolve Minas Gerais e as ações de qualificação dos gestores e servidores públicos. “A intenção, também, foi a de mostrar os produtos do Sebrae para levar modernização à gestão pública, de que forma isso pode apoiar o desenvolvimento local. E é claro que há outras instituições que trabalham a governança local, então, o objetivo é criar uma sinergia para que todas as ações possam ser feitas conjuntamente. Para não ficar nenhuma ação isolada, mas unificar todas em prol do desenvolvimento local. Todos os presentes avaliaram positivamente o projeto Desenvolve Minas Gerais e falamos sobre uma reunião com o presidente da AMM, Julvan Lacerda, e outras entidades para analisar como todas podem trabalhar conjuntamente”, explicou Ângelo.

Participaram da reunião o Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, que apresentou o ICLEI – Local Governments for Sustainability; e a superintendente da FUNDAMIG, Júlia Caldas, que falou sobre o Projeto Comitê de Desenvolvimento Cidades Sustentáveis.

Desenvolve Minas Gerais 

O projeto faz parte do convênio celebrado em 2019 entre a AMM e o Sebrae, durante o Delta Fórum – encontro de desenvolvimento econômico para lideranças e territórios. O objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado.

O projeto já ofereceu dezessete edições virtuais do “AMM nos municípios – encontro online nas microrregionais” e dois eventos presenciais: em Boa Esperança, na macrorregião Sul de Minas, e em Paracatu, na Noroeste. O próximo evento presencial será em Itamarandiba, na macrorregião Mucuri e Jequitinhonha, no dia 19 de outubro.

Além disso, foram promovidos nove “AMM e Sebrae para prefeitos empreendedores”, com 26 (vinte e seis) webinários  que debateram o empreendedorismo nos municípios nas regiões do Sebrae em Minas Gerais; além de 40 mentorias para qualificações dos servidores públicos com os temas: 100 primeiros dias de mandato, licitações, elaboração do Plano Plurianual (PPA) e compras públicas.