Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > AMM apoia ONU Meio Ambiente na “Semana Mares Limpos 2019”

AMM apoia ONU Meio Ambiente na “Semana Mares Limpos 2019”

Do total de plástico já produzido pela humanidade, apenas 9% foi reciclado. Estimativas apontam que, se nada for feito para mudar o ritmo atual de produção, consumo e descarte de plásticos, até 2050 os oceanos terão mais plásticos que peixes. Diante destes dados, a Associação Mineira de Municípios (AMM) apoia a iniciativa da ONU Meio Ambiente, que está com inscrições para grupos participarem da Semana Mares Limpos 2019.

A semana reúne, entre os dias 14 e 21 de setembro, grupos de voluntários por todo o país para promoverem ações de limpeza de praias, rios, córregos e parques. As informações sobre o lixo coletado serão divulgadas com o objetivo de sensibilizar governos e sociedade sobre o problema da poluição plástica.

No Brasil, a campanha trabalha na mobilização de governos, parlamentares, sociedade civil e setor privado para fortalecer ações que reduzam a contribuição do país ao problema global dos plásticos que acabam nos mares. Os esforços da campanha se concentrarão em buscar uma drástica redução no uso de plásticos descartáveis e o banimento de microesferas de plástico em cosméticos e produtos de higiene, além de apoiar a elaboração do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, capitaneado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Em 2019, a expectativa é mobilizar grupos, coletivos, indivíduos e organizações da sociedade civil que realizam mutirões neste mês, quando tradicionalmente ocorre o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, internacionalmente conhecido como World Cleanup Day (21 de setembro).  E a meta está próxima de ser alcançada, pois em menos de uma semana do lançamento das inscrições 115 grupos já se cadastraram para a realização de mutirões de limpeza em quase todo o Brasil.

Como participar?

É possível participar da Semana Mares Limpos por meio da organização autônoma de mutirões de limpeza ou buscando coletivos, grupos e empresas que promovam essas ações. Para fazer parte desse movimento é importante que o grupo esteja cadastrado pelo link: www.bit.ly/mareslimpos2019.

Não há um número mínimo de pessoas para se inscrever e participar. Vale reunir amigos, familiares, vizinhos, colegas de trabalho, faculdade, escola ou engajar a cidade inteira. Quem não souber como realizar uma ação de limpeza, contará com um material preparado exclusivamente para a Semana Mares Limpos, que será disponibilizado logo após a inscrição.

As atividades podem ser realizadas em qualquer data entre os dias 14 e 21 de setembro, culminando no Dia Mundial de Limpeza de Praia.

Sobre

A campanha global da ONU Meio Ambiente #MaresLimpos (#CleanSeas, em inglês) chegou no Brasil em setembro de 2017. A campanha atua mobilizando governos, empresas e sociedade civil para mudar as formas de produzir, consumir e descartar o plástico e evitar que chegue aos oceanos. Entre suas diversas iniciativas, a campanha busca sensibilizar governos a criarem políticas para redução do plástico, dialogar com indústrias para incentivar a redução de embalagens plásticas e convocar consumidores a mudarem seus hábitos de consumo e descarte.