Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > AMM apoia grande evento da CNM sobre turismo e governança em Capitólio

AMM apoia grande evento da CNM sobre turismo e governança em Capitólio

Minas Gerais tem 555 cidades com vocação turística organizadas em 48 regiões turística e por isso foi o estado escolhido para sediar o primeiro Seminário Nacional de Governança para o Turismo, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O evento acontecerá em Capitólio, no próximo mês de julho, nos dias 11 a 13, e será uma grande oportunidade de compartilhar experiências e debater alternativas para implementação e aprimoramento do turismo sustentável nos municípios brasileiros.

O encontro em Capitólio é uma oportunidade do gestor apresentar demandas e buscar conhecimentos que podem ser aplicados em seu respectivo município como forma de impulsionar o Turismo e alavancar renda para o desenvolvimento da sua cidade. O presidente da CNM, Glademir Aroldi, e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, são esperados no evento que está com as inscrições abertas gratuitamente.

O seminário tem apoio institucional da Associação Mineira de Municípios (AMM), que vem fortalecendo cada vez mais sua parceria com a entidade municipalista nacional, tendo inclusive o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, na 1º vice-presidência da CNM, representando o movimento mineiro. “Esse grande seminário da CNM em Capitólio, com o apoio da AMM, é reflexo dessa força mineira no cenário nacional. Será um rico debate em torno dos desafios para o desenvolvimento sustentável dos municípios, além de ser uma oportunidade de destacar a potencialidade turística da região de Furnas”, destaca Julvan.

Para Glademir Aroldi, Minas Gerais possui um grande potencial turístico que ajudar no desenvolvimento local. Segundo ele, “o Turismo representa um dos principais condutores de desenvolvimento sustentável de uma cidade. A governança para essa área é uma forma de alavancar receitas e diminuir as dificuldades enfrentadas pela gestão municipal”.

O prefeito de Capitólio, José Eduardo Terra Vollory, diz que o investimento no setor turismo pelas administrações públicas é hoje a melhor ferramenta para a transformação e desenvolvimento da economia local. “Temos a expectativa de que, ao receber os gestores municipais, empresários e lideranças políticas de nosso país, possamos mostrar que, através dessa brilhante iniciativa de nossa CNM, podemos trazer a todos uma excelente oportunidade de promovermos em nossa cidade um desenvolvimento inclusivo socialmente, sustentável ambientalmente e de grande resultado econômico”, diz.

Concomitante ao Seminário, ocorrerá a Feira de Negócios Turísticos Destinos do Brasil – Edição Minas Gerais, que será um espaço institucional onde as entidades parceiras, públicas ou privadas poderão expor os produtos, serviços e as principais tendências destinadas ao desenvolvimento do turismo municipal. Também será uma oportunidade para os municípios divulgarem seus roteiros e circuitos turísticos.

Público

Podem participar do encontro prefeitos, secretários de Turismo além de outros agentes municipais. Ao longo do evento, autoridades, especialistas e representantes de entidades ligadas ao Turismo irão aprofundar discussões voltadas aos eixos temáticos da Cultura, Patrimônio e Meio Ambiente. Além do ministro do Turismo, que também vai apresentar um painel no evento sobre o potencial do turismo brasileiro, devem participar da cerimônia de abertura do seminário os ministros da Cidadania, Osmar Terra; e do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Deputados e senadores da bancada de Minas Gerais e de outros Estados que são integrantes da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo no Congresso Nacional (Frentur) são outras presenças confirmadas em Capitólio. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Caixa Econômica Federal (CEF) serão representados pelos seus respectivos presidentes na abertura e ao longo de toda a programação do evento.

Reservas de hotéis

Uma orientação importante da CNM para os interessados em comparecer ao seminário é que a inscrição seja efetivada o mais breve possível no hotsite do evento. Isso vai facilitar que o participante possa se programar em relação à estadia na cidade de Capitólio.

Para auxiliar o participante, a CNM disponibilizou uma lista de hotéis da cidade anfitriã. Essa relação pode ser consultada no próprio hotsite do seminário ao clicar em “programação” e depois na aba “hospedagem”, localizada no canto direito superior da página do seminário de Capitólio. Ainda pode ser conferida a melhor rota para chegar ao local do evento.

Clique aqui para acessar o hotsite do evento, conhecer a programação e realizar a sua inscrição.