Home > Comunicação > Notícias > AMM apoia Defesa Civil em realização de seminário sobre o período chuvoso

AMM apoia Defesa Civil em realização de seminário sobre o período chuvoso

O período chuvoso está chegando. Para mitigar os efeitos desse período, a melhor solução é reduzir os impactos das chuvas. Com esse intuito, o Governo de Minas, por meio do Gabinete Militar do Governador/Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), promoveu, dos dias 30 de setembro a 2 de outubro, o Seminário do Período Chuvoso 2020/2021. A Associação Mineira de Municípios (AMM) cedeu o espaço e os serviços da AMMTV para auxiliar na transmissão do evento.

Foram 5.888 visualizações, com a participação de 555 municípios mineiros, além de outros estados que participaram, inclusive com perguntas pelo chat. A participação dos municípios mineiros foi por meio dos Prefeitos e dos Coordenadores Municipais de Defesa Civil (COMPDECs), além de outros gestores públicos. “A AMM tem um papel muito importante neste trabalho de prevenção, em Minas Gerais, primeiro, com a interlocução que tem com os municípios mineiros, o que facilita o nosso contato e a nossa conversa; e segundo, as estruturas da AMM propiciaram, nesse novo normal, levarmos informações por meio da ferramenta tecnológica, utilizando mídias sociais e o YouTube”, destacou  o tenente coronel da Defesa Civil de Minas Gerais, Flávio Godinho.

Na oportunidade, os municípios foram instruídos pela Cedec a adotarem ações de prevenção a desastres e, se necessário, implementarem ações de resposta diante da possibilidade de chuvas intensas, e, também, vão receber informações para a elaboração do Plano de Contingência municipal.

Além disso, os municípios foram orientados sobre a captação de recursos financeiros, se for necessário, para reconstrução de áreas atingidas, via Sistema de Informações sobre Desastres (S2ID). Durante o seminário, também foi lançado o Plano Estadual de Preparação para o Período Chuvoso.

O tenente coronel Flávio Godinho destacou ainda que todo o conteúdo do Seminário está disponível no YouTube do CEDEC-MG. “Temos gravado na nossa plataforma 10 horas e 30 minutos de conteúdo”, disse. Acesse aqui: https://www.youtube.com/channel/UCMoQR-LhKwx69y12aXXB1Uw