Home > Comunicação > Notícias > AMM apoia campanha do Governo do Estado para enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika vírus

AMM apoia campanha do Governo do Estado para enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika vírus

Mobilizar, sensibilizar e informar a população mineira, em conjunto com as Regionais de Saúde, sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, apoiando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), é o objetivo da campanha do Governo do Estado para enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

A Associação Mineira de Municípios (AMM) apoia a campanha, que tem como objetivo sensibilizar gestores e toda a população sobre os riscos da doença, sobretudo em época de pandemia, quando os hospitais estão trabalhando na capacidade máxima.

Notificações

Até o dia 30 de dezembro de 2020, Minas Gerais registrou 84.373 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 58.068 foram confirmados para a doença. Quanto aos óbitos, em 2020, foram confirmados 12 pelo agravo. Há 57 óbitos em investigação.

Em relação à Febre Chikungunya, foram registrados, em 2020, 3.051 casos prováveis da doença. Destes, 1.657 foram confirmados. Há três óbitos em investigação.

Já em relação à Zika, em 2020 foram registrados 464 casos prováveis. Destes, 144 foram confirmados para a doença.

Proteja sua casa e ajude a combater os reservatórios de proliferação do Aedes aegypti. O mosquito é o principal vetor dos vírus da dengue, do zika vírus e da chikungunya e foi identificado em 97,8% dos municípios do Estado de Minas Gerais. Faça a sua parte, cuide do seu espaço e previna-se contra doenças.

Evite manter água parada, não use pratos de vasos nas plantas e não deixe acumular água na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa e de reservatório da geladeira.

Confira outras dicas de prevenção em www.saude.mg.gov.br/aedes.

Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.