Home > Comunicação > Notícias > AMM apoia as campanhas Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja para conscientização da doença de Alzheimer, Lúpus, Fibromialgia e Leucemia

AMM apoia as campanhas Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja para conscientização da doença de Alzheimer, Lúpus, Fibromialgia e Leucemia

O segundo mês do ano é dedicado a duas campanhas – Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja – para conscientização da doença de Alzheimer, Lúpus, Fibromialgia e Leucemia. A Associação Mineira de Municípios (AMM) apoia as duas campanhas que têm como objetivo alertar as pessoas sobre os cuidados necessários com os sintomas das doenças e a importância do acompanhamento médico para começar os tratamentos nas fases iniciais dessas enfermidades.

Fevereiro Roxo

A campanha Fevereiro Roxo é voltada para a conscientização e tratamento das doenças Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia.

A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade. A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada.

A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.

Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas lúpus) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune (o próprio organismo ataca órgãos e tecidos).

São reconhecidos dois tipos principais de Lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas ou eritematosas e daí o nome lúpus eritematoso), principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar (rosto, orelhas, colo (“V” do decote) e nos braços) e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.

Fibromialgia

A Síndrome da Fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a Fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.

A Fibromialgia é um problema bastante comum, visto em pelo menos em 5% dos pacientes que vão a um consultório de Clínica Médica e em 10 a 15% dos pacientes que vão a um consultório de Reumatologia.

De cada 10 pacientes com Fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a Fibromialgia a afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa.

O diagnóstico da Fibromialgia é clínico, isto é, não se necessitam de exames para comprovar que ela está presente. Na reumatologia, são comumente usados critérios diagnósticos para se definir se o paciente tem uma doença reumática ou outra.

Fevereiro laranja

A campanha Fevereiro Laranja tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a Leucemia e a importância da doação de medula óssea. Atualmente, essa doença ocupa a nona posição nos tipos de câncer mais comuns em homens e a 11ª em mulheres.

A Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são Leucemia Mieloide Aguda (LMA), Leucemia Mieloide Crônica (LMC), Leucemia Linfocítica Aguda (LLA) e Leucemia Linfocítica Crônica (CLL).

Fontes para pesquisa: INCA, Blog da Saúde e Reumatologia.org

Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.